Siga a folha

Descrição de chapéu Alalaô

Tarado Ni Você volta ao Carnaval após prefeitura liberar inscrição atrasada

Bloco que homenageia Caetano Veloso atrai mais de 100 mil foliões no centro de SP; ele sairá no dia 18, a partir das 9h

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O bloco Tarado Ni Você, considerado um dos principais do Carnaval de São Paulo e que havia ficado de fora dos desfiles deste ano por perder o prazo de inscrição, foi confirmado na tarde desta terça-feira (7), após uma reunião entre seus organizadores e a Secretaria Municipal de Cultura.

A atração está prevista para o dia 18, sábado de Carnaval, das 9h às 14h, segundo a secretária Aline Torres. A concentração será na esquina das ruas Ipiranga e São João, na região da República, no centro de São Paulo, com encerramento no Theatro Municipal.

Segundo a secretária, outros nove blocos que também perderam a inscrição e recorreram deverão participar do Carnaval oficial de rua, que volta dois anos depois de ser interrompido por causa da pandemia de Covid-19.

Desfile do bloco Tarado ni Você no centro de São Paulo durante o Carnaval de 2019 - Gabriel Cabral - 2.mar.2019/Folhapress

Rodrigo Guima, um dos líderes do bloco, afirmou na semana passada à Folha que houve uma falha e a inscrição não foi feita no cadastro da prefeitura, encerrado em novembro do ano passado. "Assumimos o erro, mas o bloco é maior do que isso", disse.

Também na semana passada, a secretaria afirmou em nota que todos os pedidos com inscrição tardia haviam sido negados para manter o princípio de isonomia. "Se abrirmos a inscrição agora, abre um precedente", disse Aline Torres na semana passada.

Há dez anos como um dos destaques da programação oficial na capital paulista, o Tarado Ni Você, que homenageia o cantor Caetano Veloso, tinha a previsão de atrair 150 mil foliões neste ano. No último desfile, em 2020, cerca de 100 mil acompanharam o bloco, segundo os organizadores.

"[O desfile do bloco] é muito importante para a cidade", afirmou Torres, sobre a inscrição feita, segundo ela, a partir de um pedido do próprio prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Os nome dos outros nove blocos beneficiados com a mudança não haviam sido o confirmado pela secretaria até a publicação desta reportagem.

Multidão de foliões em frente ao Theatro Municipal, no centro, no último desfile do bloco Tarado ni Você antes da pandemia de Covid-19 - Júlia Zaremba - 22.fev.20/Folhapress

No próximo fim de semana, 180 blocos irão desfilar. Entre os destaques, no sábado (11) estão Sargento Pimenta, Maluco Beleza (Alceu Valença), Casa Comigo e Bloco da Pocah. No domingo (12), a lista conta com Gambiarra e Chá da Alice, Bloco da Lexa, Monobloco, Domingo Ela Não Vai e Modo Surto, com Luísa Sonza.

A festa na cidade também acontece de 18 a 21 de fevereiro (Carnaval) e nos dias 25 e 26 de fevereiro (pós-Carnaval).

Ao todo, com as dez novas inscrições, cerca de 520 blocos estarão nas ruas em três fins de semana, sendo que ao menos 57 deles são estreantes.

A expectativa é de que até 15 milhões de pessoas participem do Carnaval paulistano, segundo estimativa da secretaria municipal.

Apesar de o prefeito enfatizar a descentralização dos cortejos, 52% sairão pela regiões central e zona oeste da cidade. Serão 68 blocos na zona leste, 101 na zona sul, 76 na zona norte, 145 na zona oeste e 121 no centro.

Veja a programação completa do Carnaval de rua de São Paulo aqui.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas