Siga a folha

Descrição de chapéu chuva

Bombeiros encontram corpo de mulher no rio Tietê após chuvas em SP

Temporal causou transtornos na capital paulista; zona leste da cidade foi a mais afetada

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Os bombeiros encontraram o corpo de uma mulher, na Ponte Estaiadinha, na junção dos rios Tietê e Tamanduateí, em São Paulo.

A suspeita é que ela tenha morrido em decorrência da tempestade que caiu na tarde desta segunda-feira (13). Se confirmada, será a segunda morte causada pela chuva forte na capital na última semana.

No dia 8 de março, uma idosa de 88 anos morreu afogada após o carro em que estava ter ficado submerso na rua Gaivota, no bairro de Moema (zona sul).

Rua na zona leste da capital paulista; forte chuva causa pontos de alagamento na cidade - Band TV/Reproducao

A tempestade desta segunda provocou alagamentos, quedas de árvores e desabamento em diversos pontos da cidade de São Paulo. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) suspendeu o rodízio municipal de veículos e de caminhões na tarde desta segunda, em razão do temporal.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura, o volume da chuva chegou a 88 milímetros na Mooca (zona leste) —o esperado para o mês para toda a cidade é de 178 milímetros.

Rajadas de vento atingiram 33,8 km/h em Santana e no Tucuruvi, ambos na zona norte.

As fortes chuvas também provocaram 79 acionamentos à Defesa Civil do município. Foram 40 ocorrências de queda de árvores, 21 desabamentos e 18 deslizamentos.

O solo encharcado ajudou a elevar o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores, inundações e deslizamentos de terra nas áreas de risco. Houve decreto de estado de atenção para alagamentos em toda a cidade das 14h40 até às 18h.

Equipes de resgate usam bote na zona leste - Band TV/Reprodução

No Jardim Ângela (zona sul), um muro e duas árvores caíram sobre uma casa. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas. Os dois cachorros da família estão desaparecidos.

Houve transbordamento do córrego Mooca, provocando alagamento no cruzamento das avenidas Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello e Salim Farah Maluf, na zona leste.

Também houve transbordamento do córrego Morro do S, no Capão Redondo (zona sul), no cruzamento da avenida Ellis Maas com a Comendador Sant´Anna, Zona Sul.

Segundo o CGE, na cidade de São Paulo, a chuva começará a diminuir na quarta-feira (15). Até lá, o risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra continuará alto.

A terça-feira (14) será com sol entre nuvens e temperaturas em elevação no decorrer do dia. Os termômetros deverão variar entre 18°C e 28°C. Por causa das áreas de instabilidade, haverá possibilidade de pancadas de chuva, de moderada a forte intensidade, com raios e rajadas de vento.

A quarta-feira também terá sol e a temperatura poderá chegar aos 29°C. A chegada da brisa marítima aumentará a nebulosidade, o que favorecerá a ocorrência de chuvas na forma de pancadas isoladas, na Grande São Paulo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas