Descrição de chapéu chuva

Idosa morta em alagamento em Moema morava no bairro e tinha ido comprar pão

Vídeo mostra carro de Nayde Pereira Cappellano parcialmente submerso durante tempestade que atingiu São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A idosa que morreu em um alagamento em Moema, zona sul de São Paulo, morava na região e tinha ido comprar pão, segundo sua neta publicou em uma rede social.

Nayde Pereira Cappellano, 88, dirigia um Peugeot, que foi arrastado pela água na rua Gaivota e ficou parcialmente submerso.

Carro que idosa dirigia boiando em alagamento
Carro que idosa dirigia boiando em alagamento - Leitora/Neide Leal

Segundo a publicação da advogada Mariana Cappellano, a avó tinha ido fazer compras.

"Aqui, com a bolsa dela tirada do carro, encontro nota de presentes para crianças. No carro tinha pão, pois ela tinha ido na [rua] Treze de Maio comprar", escreveu.

Na publicação, a idosa é descrita como autossuficiente e cheia de vida.

"Ela pensou que como antigamente, pois morava a cinco quarteirões dali, o carro passaria, mas ao entrar na rua não conseguiu mais sair. Foi engolida pela água. E então de que vale nossa matriarca ser o exemplo, nunca ter bebido nem fumado, se cuidava e novamente na ativa em bateria de exames."

Nayde, de acordo com Mariana, teve quatro filhos, seis netos e oito bisnetos.

"Lúcida. Mais do que muito adulto por aí. Estou inconformada! Vou agir. Agir porque já estava sofrendo dia a dia em ver o bairro se transformar em um comércio ridículo com novas construções completamente inúteis, destruindo árvores, histórias, vidas. E hoje sinto na pele a dor da tragédia", completou.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mulher sofreu uma parada cardiorrespiratória.

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) afirmou que a Polícia Civil investiga a morte da idosa.

Nayde Pereira Cappellano, 88, morreu dentro do carro que dirigia, ao ficar presa em um alagamento - Nayde Capellano no Facebook Mariana Cappellano

Segundo a prefeitura, a chuva de quarta atingiu 67 mm em Moema, o equivalente a 38% dos 177,6 mm esperados para a cidade no mês.

"O bairro de Moema se encontra em uma área de várzea, ou seja, uma zona com alta incidência de nascentes e córregos, a maioria canalizada. Somado a isso, a região está em uma área baixa em comparação com seus arredores", diz a nota da gestão municipal.

"Quando acontecem eventos com chuvas fortes como de quarta, a água escorre de outros locais para o bairro e encontra as águas endêmicas da região, o que sobrecarrega o sistema de águas pluviais e, em consequência, provoca alagamentos. Isso é ainda mais evidente ao observar que o fenômeno acontece e se dispersa rapidamente. A manutenção e zeladoria permanentes na região também garantem o escoamento rápido das águas da chuva", afirma o texto.

Porteira disse que viu o carro boiando

A porteira Neide Leal trabalha em um prédio em frente ao ponto no qual a idosa ficou presa no veículo, na rua Gaivota, e disse que viu o veículo boiando.

"O carro dela desceu já boiando, girou duas vezes e na terceira parou com a frente em cima da calçada. A água estava com mais de dois metros de altura. Eu não tentei ajudar porque o carro tava todo fechado, pensei que não tinha ninguém dentro", contou a porteira.

Carro que idosa dirigia ficou ficou em calçada com a força da enxurrada
Carro que idosa dirigia ficou ficou em calçada com a força da enxurrada - Leitora/Neide Leal

De acordo com ela, uma moradora viu a idosa dentro do carro batendo na janela.

"Ela ficou muito nervosa porque ligou para os bombeiros sete vezes, mas demoraram mais de meia hora para chegar. Quando chegaram, o povo aqui da rua já tinha conseguido abrir o carro, mas ela já estava morta. Morreu dentro do carro. O carro encheu de água", disse.

Um outro veículo, da marca de luxo BMW, ficou abandonado atravessado na rua, também depois de parar no alagamento. "Ele viu que não tinha jeito. Pulou do carro e foi embora, deixou o carro aí até agora", contou Neide.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.