Siga a folha

Descrição de chapéu Interior de São Paulo

PM dá soco no rosto de idosa em ocorrência em Igaratá (SP)

OUTRO LADO: Secretaria da Segurança Pública diz que policial foi afastado e que inquérito foi aberto para investigar o caso

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Um policial militar deu um soco no rosto de uma mulher de 70 anos em Igaratá, no interior de São Paulo, durante o atendimento de uma ocorrência envolvendo a disputa de um terreno com um vizinho.

O caso aconteceu nesta terça (30). Dois filhos da idosa, de 41 e 48 anos, também foram agredidos pelos PMs na ocorrência, e um homem que filmou a ação dos policiais foi intimidado.

PM dá soco em idosa durante ocorrência em Igaratá (SP) - Reprodução/TV Globo

Nas imagens é possível ver a idosa, identificada como Vilma de Oliveira, ao redor de dois PMs. Um deles já havia rendido um dos filhos dela, que estava no chão e recebia um mata-leão, enquanto o outro agredia o homem com golpes na região da cabeça.

Vilma então se aproxima e dá um tapa nesse policial, que levanta a cabeça, olha para ela e desfere um soco em seu rosto.

Com a força do murro, a mulher imediatamente cai no chão. O policial leva a mão em direção à própria arma e diz: "Agora vou dar um tiro", mas recua e desiste de sacar a arma.

Nesse instante ele vai em direção ao homem que está filmando a ação e tenta pegar o telefone. O homem repete algumas vezes: "Não 'rela' no meu celular."

O policial então diz que vai levar o homem que está filmando para a delegacia, e ele responde que vai mesmo, por ser testemunha do que aconteceu ali.

Os PMs voltam para cima do homem que já estava rendido e algemado e continuam o agredindo, inclusive com chutes.

Outra mulher aparece na cena e pede para o policial parar de gritar com a idosa —ela se identifica como filha dela. Ela aparece ao telefone, dizendo a alguém que o PM bateu na senhora.

A Polícia Militar foi procurada, mas não respondeu até a publicação deste texto.

Já a SSP (Secretaria da Segurança Pública) afirmou que o PM foi afastado. Ainda segundo a SSP, os policiais disseram que foram agredidos.

"O policial envolvido foi afastado das atividades operacionais. Foi instaurado um inquérito Policial Militar (IPM) que vai apurar todas as circunstâncias do ocorrido, incluindo a agressão contra uma senhora", diz a SSP, em nota.

"Os agentes relataram que, no local, foram hostilizados e agredidos pelo grupo. A senhora foi atendida no pronto-atendimento da cidade e liberada. Todos os envolvidos, incluindo os policiais, passaram por exames de corpo de delito", acrescenta o texto.

PM que deu soco em idosa de 70 anos em Igaratá (SP) - Reprodução/TV Globo

Em entrevista ao programa Bom Dia SP, da TV Globo, Vilma de Oliveira se queixou da situação.

"O vizinho, em vez de me chamar e falar 'dona Vilma, eu vou pegar um pedacinho [do terreno] da senhora para endireitar o muro', eu não ia nem ligar. Mas ele fez por conta própria. A polícia, em vez de me defender, me agrediu", disse.

Na mesma entrevista, os irmãos disseram que, no caminho até a delegacia, os PMs os agrediram novamente.

Benedito dos Santos, 41, diz que ele e o irmão foram agredidos pelos militares no caminho da delegacia - Reprodução/TV Globo

Benedito dos Santos, 41, disse que levou vários golpes na cabeça.

"Conseguiram prender a gente, algemar, me deram mata-leão, desmaiei. No meio do caminho pararam e fizeram isso", disse, apontando para o rosto com diversos hematomas. "Eu estava algemado e encostado na viatura, só bateram de um lado."

O irmão, Luciano dos Santos, 48, afirmou que eles não estavam armados.

A reportagem questionou a SSP sobre o relato de agressão dentro da viatura feito pelos irmãos, mas não obteve resposta.

Luciano dos Santos, 48, mostra o rosto e o corpo com ferimentos - Reprodução/TV Globo

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas