Siga a folha

Acidente mata mulher e duas enteadas de Sydney Possuelo, ex-presidente da Funai

Vítimas estavam de carro, a caminho da Bahia, quando bateram contra caminhão; criança de dez anos sobreviveu

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A mulher e duas enteadas do indigenista Sydney Possuelo, ex-presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), morreram em um acidente na rodovia BR-20, em Goiás, nesta terça-feira (5). O carro em que elas estavam bateu de frente contra um caminhão que vinha na direção oposta, levando uma carga de algodão.

Rosita Mascarenhas Watkins, 64, e as filhas Karla Mascarenhas Watkins, 47, e Michelle Mascarenhas Watkins, 43, morreram no local do acidente.

O neto de Rosita, um menino de dez anos, estava no banco traseiro do carro no momento da batida e não sofreu lesões aparentes, segundo o Corpo de Bombeiros. Ele foi levado até a cidade de Formosa, a poucos quilômetros de distância, para receber atendimento médico.

Acidente entre carro e caminhão deixou três mortos na rodovia BR-20, em Goiás, nesta terça-feira (5) - Divulgação/Corpo de Bombeiros de Goiás

O motorista da carreta, que tem 34 anos, não se feriu. Aos bombeiros, ele disse que seguia em direção à cidade de Formosa no momento do acidente, enquanto o veículo de passeio seguia rumo à Bahia.

Há sete anos Rosita era companheira de Possuelo, um dos principais sertanistas do país –de 1991 a 1993, período em que presidiu a Funai, participou da demarcação de mais de 160 terras indígenas.

Ela própria era defensora dos direitos dos povos indígenas e ativista social, e por duas décadas trabalhou na Embaixada do Reino Unido. Atualmente, trabalhava na produção de documentário internacional sobre a Amazônia e a trajetória de Sydney Possuelo.

Nesta quarta (6), a Funai publicou uma nota de pesar e solidariedade aos familiares das vítimas. "A Funai lamenta profundamente a perda e manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos das vítimas diante dessa tragédia", diz nota publicada pelo órgão.

A presidente da fundação, Joenia Wapichana, também se manifestou. "Rosita era amiga de todos. Recebeu a gente na casa dela com amigos. Tinha a consideração de me ligar perguntando se eu estava bem, e dizia que podia contar com eles. Sempre foi muito atenciosa e solidária", disse Joenia, que esteve com Rosita pela última vez em 28 de julho, durante um evento convocado pelo cacique Raoni Metuktire na aldeia Piaraçu, em Mato Grosso.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas