Descrição de chapéu Datafolha

Dinheiro em caixa não está sendo bem gasto pela prefeitura, avaliam 77% dos paulistanos

Opinião predomina mesmo entre apoiadores do prefeito Ricardo Nunes (MDB), mostra Datafolha; capital acumula quase R$ 35 bilhões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O caixa da Prefeitura de São Paulo, atualmente em R$ 34,8 bilhões, tem sido mal gasto para 77% dos paulistanos. Apenas 13% da população considera que a administração está gastando bem esse dinheiro.

Os dados foram coletados pelo Datafolha, que ouviu 1.092 moradores da capital paulista na terça (29) e na quarta-feira (30). A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

A avaliação de que o recurso está sendo mal utilizado é predominante mesmo entre aqueles que consideram boa ou ótima a gestão Ricardo Nunes (MDB): 55% disseram que a prefeitura gasta mal o dinheiro, enquanto 33% fizeram avaliação positiva.

0
Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo - Avener Prado - 29.dez.2016/Folhapress

Levando em conta a parcela da população que avalia o atual prefeito como ruim ou péssimo, 93% disseram que o recurso está sendo mal utilizado. Apenas 2% tiveram opinião positiva e 5% não souberam responder. Já a parcela da população que avalia a gestão Nunes como regular opinou de forma parecida com a população geral —os percentuais oscilaram dentro da margem de erro.

Ao considerar a intenção de voto dos entrevistados para as eleições de 2024, o apoio à gestão do caixa só fica acima da média entre quem deseja a reeleição de Nunes –26% disseram que a prefeitura gasta bem os recursos e 63% disseram que não.

Os eleitores de Guilherme Boulos (PSOL) são os que mais rejeitam a forma como a prefeitura administra o caixa do município atualmente: 85% disseram que o dinheiro não é bem gasto, enquanto 8% disseram que sim.

A avaliação dos entrevistados que declararam intenção de voto em Tabata Amaral (PSB) e Kim Kataguiri (União Brasil) oscilou dentro da margem de erro, em comparação com o resultado geral da pesquisa. O mesmo acontece com aqueles que pretendem votar nulo ou em branco.

A opinião também oscila de acordo com a avaliação dos entrevistados sobre o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Entre quem considera o atual governo ótimo ou bom, 22% acham que a prefeitura está gastando bem o dinheiro em caixa e 64% acham que não. Já entre aqueles que avaliam como ruim ou péssima a gestão de Tarcísio, 7% apoiam a gestão dos recursos municipais e 89% discordam.

A avaliação de que a prefeitura não está gastando bem o dinheiro em caixa também é dominante entre todas as idades, níveis de escolaridade e faixas de renda.

Do ponto de vista etário, os entrevistados que têm de 25 a 34 anos são os que pior avaliam a gestão do recurso. Enquanto 87% disseram que a prefeitura não está gastando bem, apenas 7% responderam que sim.

O apoio à forma como o caixa vem sendo gerido cresce entre os paulistanos com mais de 60 anos: 17% consideram que o dinheiro está sendo bem gasto, enquanto 67% discordam. O grupo, porém, foi o que menos opinou na pesquisa: 16% não souberam avaliar.

A população menos escolarizada respondeu de maneira parecida: 21% dos entrevistados com ensino fundamental disseram que a prefeitura está gastando bem o dinheiro, enquanto 66% discordaram e 14% não souberam opinar. Já entre aqueles que possuem ensino superior, 11% avaliaram bem o uso desses recursos e 80% não.

Considerando as diferentes faixas salariais, as oscilações ocorreram todas dentro da margem de erro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.