Siga a folha

Em sábado quente, Imigrantes tem 21 km de lentidão no sentido do litoral de SP

Altas temperaturas incentivam fluxo de turistas para as praia no final de semana

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O sistema Anchieta-Imigrantes, que dá acesso à Baixada Santista, acumula quase 30 quilômetros de congestionamento no início da tarde deste sábado (23) no sentido do litoral.

Só a Imigrantes (SP-160) tem 21 quilômetros de congestionamento no sentido do litoral, de acordo com a concessionária Ecovias. O motivo é o alto fluxo de veículos em direção ao litoral paulista.

O total de congestionamento é a soma da lentidão em diversos trechos.

São esperados de 120 mil a 185 mil veículos rumo ao litoral de meia-noite desta sexta-feira (22) até as 23h59 de domingo (24).

Congestionamento no pedágio da rodovia dos Imigrantes, sentido litoral - Reprodução/TV Globo

A via tem congestionamento nos seguintes trechos: do km 33 ao km 43, que é antes do pedágio; do km 45 ao km 53, no trecho de serra; e do km 67 ao km 70; já na Baixada Santista.

No sentido São Paulo, há lentidão do km 54 ao km 48.

A Anchieta (SP-150) apresenta tráfego normal nos dois sentidos.

Está em vigor a operação descida 7x3. Os motoristas utilizam as pistas norte e sul da Anchieta, além da pista sul da rodovia dos Imigrantes para descer em direção ao litoral. Já a subida é realizada somente pela pista norte da Imigrantes.

A ida de em peso turistas para as praias do litoral paulista é reflexo do calor extremo. A cidade de São Paulo enfrentou seu inverno mais quente em 62 anos e se prepara para um fim de semana com chance de recordes históricos de calor. Segundo a Defesa Civil estadual, a capital pode registrar 38°C.

Já o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que a máxima de domingo pode chegar a 37°C. A Prefeitura de São Paulo, por sua vez, indica uma média de 36°C na cidade.

A sexta (22) foi o dia mais quente deste ano, segundo o órgão municipal, com média de 34°C. O recorde também foi anunciado pelo instituto federal, mas uma máxima absoluta de 34,7°C, registrada no Mirante de Santana, na zona norte paulistana.

A capital, assim como outras regiões de São Paulo e mais oito estados, está sob alerta de grande perigo para altas temperaturas até domingo, de acordo com o instituto.

A temperatura na cidade tem ultrapassado os 30°C durante toda a semana, em meio a uma onda de calor que se caracterizam por um aumento de 5°C em relação às médias de temperatura. Se o aumento é verificado em um período de 2 a 3 dias, o alerta é moderado. De 3 a 5 dias, passa a ser de perigo. Por mais de cinco dias consecutivos, o aviso passa para a categoria de grande perigo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas