Siga a folha

Descrição de chapéu transporte público

Itapecerica da Serra passa a ter ônibus gratuito aos fins de semana e feriados

Medida já começou a valer; outros municípios da Grande São Paulo adotaram políticas de gratuidade no transporte

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Usuários de ônibus municipais de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, já têm passe livre no transporte aos sábados, domingos e feriados. A gratuidade foi aprovada na última sexta (29) na Câmara Municipal e já está em vigor.

A medida não vale para ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que são administrados pelo governo estadual.

Em nota, a Prefeitura de Itapecerica da Serra diz que a medida "facilita o acesso aos pontos turísticos do município, desestimula o uso de carros e ainda facilita a busca de mão de obra às empresas estabelecidas na cidade com a facilidade de locomoção".

Movimentação em terminal de ônibus de São Caetano do Sul, que tem política de tarifa zero desde novembro - Zanone Fraissat - 1º.nov.2023/Folhapress

Itapecerica da Serra é o sexto município da Grande São Paulo —incluindo a capital— a adotar algum tipo de gratuidade nos ônibus.

Embu das Artes, por exemplo, adotou medida similar em 23 de dezembro. A gratuidade é restrita aos fins de semana —de segunda a sexta-feira, assim como nos feriados, o usuário continua pagando para embarcar.

Na cidade de São Paulo, o programa Domingão Tarifa Zero prevê gratuidade aos domingos e feriados. Segundo a prefeitura, os ônibus terão catraca livre nesta segunda-feira (1º), dia da confraternização universal.

No primeiro dia de passe livre, a capital registrou aumento de aproximadamente 35% no número de passageiros utilizando o sistema de ônibus, segundo a prefeitura. A demanda saltou de 2,2 milhões de usuários para 2,9 milhões.

Em São Caetano do Sul, a política de gratuidade nos ônibus está em vigor desde o início de novembro. No caso do município, o passe livre não se restringe a fins de semana e feriados, ou seja, está disponível também nos dias úteis.

Em pouco tempo de tarifa zero, a cidade viu dobrar o número de passageiros que utilizam os ônibus da cidade. A medida custa R$ 2,9 milhões mensais à prefeitura.

Também na região metropolitana de São Paulo, Vargem Grande oferece tarifa zero desde 2019, e Pirapora do Bom Jesus concede o benefício desde 2020.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas