Siga a folha

Descrição de chapéu Folha Informações

Janja fazia brincadeira com militar ao entregar cachorro

Post viral afirma, sem evidências, que primeira-dama estava encenando para viralizar; o momento não está em suas redes sociais

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Publicação engana ao dizer que a primeira-dama, Janja Lula da Silva, pediu que um militar da FAB (Força Aérea Brasileira) entregasse nas mãos dela um cachorro para que a cena viralizasse nas redes sociais. A equipe de reportagem do site Poder360 estava no local onde a gravação ocorreu e viu que a cena foi uma brincadeira não combinada entre Janja e o militar. O animal no vídeo é a cadela Resistência, que subiu a rampa do Palácio do Planalto na posse de Lula em 2023.

A cena foi gravada em 18 de maio, na Base Aérea de Brasília, durante o evento de envio de donativos para animais domésticos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A aeronave estava com o compartimento de carga aberto, ainda sendo carregada. Janja entregou Resistência nas mãos de um militar, que fingiu levá-la para dentro do avião. A primeira-dama, então, gritou, em tom de brincadeira, para que o militar devolvesse a cadela. O post enganoso usou um vídeo publicado originalmente pelo portal Metrópoles.

Foto do evento na Base Aérea de Brasília publicada no perfil de Janja no Instagram; na imagem, ela leva Resistência na coleira; Paris, outra cadela da primeira-dama, também estava no local - Cláudio Kbene/@janjalula - Instagram/Reprodução

No mesmo dia, como verificado pelo Comprova, Janja compartilhou nas redes sociais fotos e vídeo de sua participação no evento em Brasília —não há post da cena nos perfis da primeira-dama no Instagram nem no X.

A reportagem entrou em contato com o autor do post enganoso, mas não obteve retorno até a publicação deste texto

Enganoso, para o Comprova, é todo conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Por que investigamos

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99581-6340 ou pelo email folha.informacoes@grupofolha.com.br.

Leia a verificação completa no site do Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por UOL e A Gazeta e publicada em 21 de maio pelo Comprova, coalizão que reúne 42 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, Correio, BandNews, O Popular, Estadão, SBT e SBT News.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas