Descrição de chapéu Folha Informações

Fotos de alagamento no Maranhão em post viral são antigas

Chuvas atingiram o estado, mas, de acordo com o governo estadual, não há famílias em abrigos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Post viral engana ao usar imagens de outras situações para tratar dos alagamentos no Maranhão. As chuvas já fizeram 31 cidades decretar situação de emergência neste ano e afetaram 3.940 famílias, mas, segundo o governo estadual, não há registro de pessoas em abrigos atualmente. A publicação enganosa traz quatro imagens, mas apenas uma retrata as consequências das chuvas que estão inundando o estado em 2024.

A primeira foto, como verificado pelo Comprova, mostra dois adultos navegando em uma canoa. O Comprova verificou que ela já foi utilizada pelo UOL em reportagem sobre as chuvas que atingiram o Maranhão e o Pará em março de 2023 —o clique original, sem corte, mostra ainda uma terceira pessoa na canoa. Segundo o portal, a imagem que retrata cena em Bacabal (MA), é uma reprodução do Instagram.

Quatro fotos mostrando áreas alagadas. Em sentido horário, a partir da primeira à esquerda: a primeira foto mostra dois adultos navegando em uma canoa. A segunda foto, um registro aéreo de uma ponte destruída pela força da água. A terceira imagem, de moradores em meio a um alagamento tentando salvar um freezer. A quarta imagem, de dois garotos em uma rua alagada.
Captura de tela das fotos usadas no post enganoso - Reprodução/X

As outras três imagens foram publicadas em diferentes momentos pelo G1 Maranhão. A segunda foto, um registro aéreo de uma ponte destruída pela força da água, é a única das quatro registrada em 2024. Ela foi veiculada em uma reportagem da TV Mirante, afiliada à Rede Globo no Maranhão, e no portal G1 Maranhão.

A terceira imagem, de moradores em meio a um alagamento tentando salvar um freezer, estampa reportagem de 2018 sobre chuvas no estado maranhense. Segundo o G1, foi clicada na cidade de Tulum e o autor é Paulino Silva.

A quarta imagem, de dois garotos em uma rua alagada, é uma captura de tela de uma reportagem exibida pela TV Mirante em março de 2023, durante uma cobertura sobre as enchentes no estado.

Enganoso, para o Comprova, é todo conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Por que investigamos

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99581-6340 ou pelo email folha.informacoes@grupofolha.com.br.

Leia a verificação completa no site do Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por Imirante e publicada em 17 de maio pelo Comprova, coalizão que reúne 42 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, A Gazeta, Agência Tatu, O Popular, SBT e SBT News.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.