Siga a folha

Descrição de chapéu Chuvas no Sul

Lago Guaíba segue abaixo de 4 metros em Porto Alegre

Nível chegou a 3,95 metros na madrugada desta quinta-feira (23)

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, continua abaixo dos 4 metros. Chegou a 3,93 metros na madrugada desta quinta-feira (23). A cota de inundação é de 3 metros.

De acordo com o IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a principal preocupação do momento é sobre a manutenção do nível elevado devido à possibilidade de chuvas e ao efeito do vento.

Comerciantes retiram entulho e limpam lojas para retomar os negócios no centro histórico de Porto Alegre - Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O nível mais alto foi atingido no dia 5 de maio, com 5,35 metros e a capital do Rio Grande do Sul lida com os impactos da inundação que afetou comércio, indústria, serviços e moradias.

Na terça-feira (21), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre contratou um aterro em Gravataí para depositar resíduos retirados pós-enchente. O aterro contratado fica a 22 km de Porto Alegre.

No valor de R$19,7 milhões, o contrato tem prazo de seis meses. Serão descartadas de 77 mil a 180 mil toneladas de resíduos, coletados em caminhões.

Após a enchente histórica, a prefeitura realiza mutirão para limpar as ruas que não estão mais inundadas. Também é realizada a raspagem de lodo acumulado e varrição. A operação envolve 800 garis, 168 caminhões e 30 retroescavadeiras.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas