Siga a folha

Descrição de chapéu Chuvas no Sul

Novas chuvas afetam 80 cidades no Rio Grande do Sul

Porto Alegre fecha três comportas após nível do Guaíba subir; Inmet alerta para ventos de até 60 km/h e queda de granizo no norte gaúcho e no sul de SC

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Porto Alegre

Ao menos 80 cidades gaúchas registraram até a tarde desta segunda-feira (24) algum transtorno decorrente das chuvas que voltaram ao Rio Grande do Sul no último dia 14 de junho. Desde sábado (22), 24 municípios reportaram danos por queda de granizo, temporais e alagamentos.

Em Porto Alegre, três comportas do sistema de proteção contra cheias foram fechadas preventivamente. O nível do Guaíba atingiu 3,39 metros às 9h15 na régua instalada próxima à Usina do Gasômetro, na orla da capital.

Nível do rio Jacuí sobe e alaga áreas de Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre - Bruno Peres/Agência Brasil

O nível estava 2 cm abaixo do registrado às 6h15. A cota de alerta é de 3,15 metros e a de inundação é 3,60 metros.

Segundo o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos), o fechamento ocorre pela cheia dos afluentes do Guaíba e a ação do vento sul que represa as águas do lago.

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta preventivo válido até quarta-feira (26) devido à chance de novos transtornos. A cota de inundação já foi ultrapassada na região das ilhas, no sul e no extremo sul da cidade.

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) informou que há bloqueios nas avenidas Guaíba e Pinheiro Machado, na zona sul da capital, por acúmulo de água na pista.

Na zona norte, a queda de energia na Estação de Bombeamento (Ebat) Carlos Gomes durante a manhã colocou os bairros Bom Jesus, Petrópolis, Três Figueiras e Chácara das Pedras em alerta para a falta de água. O abastecimento foi restabelecido no começo da tarde.

As chuvas que voltaram ao RS desde o dia 14 são menores do que o fenômeno extremo de maio, mas causaram prejuízos em diferentes áreas do estado. No noroeste gaúcho, cerca de 15 mil pessoas foram afetadas e 400 ficaram desalojadas em São Luiz Gonzaga no dia 16 de junho após uma microexplosão, fenômeno meteorológico de chuvas fortes.

Neste fim de semana, temporais atingiram cidades da serra, centro e região metropolitana. Em Arroio do Tigre, a queda de granizo neste domingo (23) destruiu telhados de quase 250 casas. A prefeitura municipal está realizando doações de roupas de cama, colchões e lonas aos moradores.

Na cidade de Guaíba, a 32 km de Porto Alegre, a Defesa Civil municipal divulgou alerta durante a madrugada para que as pessoas que se encontram em áreas de alagamento procurem locais seguros ou o abrigo localizado no ginásio do Coelhão. O órgão monitora a situação.

Mais de 10 mil imóveis foram atingidos pela inundação ocorrida na cidade no início de maio, durante o fenômeno climático extremo no Rio Grande do Sul.

O município de quase 93 mil habitantes foi inundado pela cheia do lago Guaíba e o transbordamento do rio Jacuí. Segundo o governo estadual, 22.768 habitantes (24,5% da população) foram diretamente atingidos pelas enchentes.

Em Eldorado do Sul, o rio Jacuí estava em 4,63 metros às 6h, caindo 6 cm desde a última medição à meia-noite, e abaixo do nível de alerta de 5 metros.

O rio ficou próximo da cota de inundação de 6 metros com as chuvas que atingiram o estado na semana passada, chegando a 5,5 metros na última quarta-feira (19), e baixando desde então. O Jacuí está em alerta de inundação a partir de Cachoeira do Sul, na região dos vales, até as 19h desta segunda.

Eldorado do Sul foi a cidade que sofreu o maior impacto das cheias no Rio Grande do Sul: 80,8% de sua população foi afetada.

Há um alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo até as 15h desta segunda-feira no norte gaúcho e no sul de Santa Catarina.

A metade sul do Rio Grande do Sul está sob alerta de declínio de temperatura maior que 5°C até a manhã de terça-feira (25).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas