Siga a folha

Descrição de chapéu Interior de São Paulo

Aeroporto de Viracopos, em Campinas, fecha por mais de duas horas após avião ter pneu estourado

Cargueiro, que havia decolado uma hora antes, teve um problema na decolagem, declarou emergência e voltou

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, a cerca de 100 km da capital paulista, ficou fechado por mais de duas horas para pousos e decolagens no meio da tarde desta segunda-feira (12) por causa de um avião que estourou um pneu durante pouso de emergência.

O aeroporto paralisou suas operações às 15h31 e só voltou às 17h43, com a retirada da aeronave da pista.

Segundo o aeroporto, um Boeing 737-4 cargueiro da empresa Modern Logistics teve um pneu estourado durante a decolagem, às 12h32. O piloto declarou emergência e realizou procedimento para queimar o combustível durante cerca de duas horas voando em círculos.

Movimentação no Aeroporto Viracopos em Capinas, no interior de São Paulo; avião tem pneu estourado após pouso de emergência - Folhapress

Durante o pouso, às 15h31, outro pneu do lado esquerdo foi estourado e o trem de pouso acabou danificado. O voo 9704 iria para Recife.

A Modern Logistics disse que piloto e co-piloto, únicos da tripulação, detectaram um problema técnico tomaram a decisão de voltar para Viracopos e todas medidas de segurança foram tomadas.

A empresa afirmou investigar o problema junto com autoridades da aviação e que aguarda novo dia e horário para decolagem.

Procedimentos de segurança foram acionados e equipe de bombeiros e a ambulâncias estavam posicionados para acompanhar o pouso.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o local, afirmou ter acionado o Centro de Gerenciamento de Crises para avaliar e mitigar os impactos.

A empresa orientou passageiros a procurarem suas respectivas companhias aéreas para informações sobre voos que acabaram prejudicados.

No período de fechamento, 35 voos de saída e 23 de chegada tiveram de ser cancelados ou desviados do aeroporto campineiro para outros locais.

Esse foi o segundo caso semelhante nesta segunda-feira. Pela manhã, o Aeroporto Internacional de Florianópolis, em Santa Catarina, teve suas operações suspensas após uma aeronave da companhia aérea Azul apresentar problemas durante pouso.

Não havia previsão para retomada das operações até a publicação deste texto. De acordo com a Zurich Airport, concessionária que administra o aeroporto, 54 voos já haviam sido cancelados até as 14h, devido ao fechamento da pista.

A situação está sendo avaliada no momento e os voos estão sendo alternados para outros aeroportos.

A Zurich Airport informa que o fechamento temporário é necessário para a remoção de uma aeronave da companhia aérea Azul que teve danos nos pneus ao pousar e está na pista. Segundo nota, passageiros e tripulantes desembarcaram com segurança.

Às 16h45, a empresa afirmou que a Azul havia iniciado a remoção do avião. Até aquele horário, 87 voos, tanto de chegada ou partida, tinham sido cancelados no aeroporto.

Os passageiros que têm voos marcados para esta segunda devem procurar as companhias aéreas.

"O pouso aconteceu com segurança, assim como o desembarque dos clientes. A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que todos estão recebendo toda a assistência necessária conforme prevê na resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)", afirmou.

O voo AD 4225 saiu às 23h25 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG), e chegou às 1h15 na capital catarinense.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas