Siga a folha

Descrição de chapéu clima

Serra de Santa Catarina tem frio intenso e registros de neve

Fenômeno ocorreu entre a noite de sexta (9) e a madrugada deste sábado (10) em São Joaquim e Urupema, diz órgão

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

A serra de Santa Catarina teve registros de neve entre a noite de sexta-feira (9) e a madrugada deste sábado (10). A situação ocorreu em meio à chegada de uma onda de frio que baixou as temperaturas na região Sul do país.

Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas e agrícolas em Santa Catarina, houve registros de neve nos municípios de São Joaquim (a 235 km de Florianópolis) e Urupema (a 213 km da capital). As temperaturas mínimas ficaram em torno de 0°C e -2°C, respectivamente, nas duas cidades.

Neve cai em área de igreja no município de São Joaquim (SC) - São Joaquim Online

A situação chamou a atenção de moradores e turistas. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a queda de flocos sobre construções e veículos.

"O fenômeno foi isolado e passageiro, mas como sempre alegrou os turistas", afirmou a Epagri/Ciram em nota assinada pela meteorologista Gilsânia Cruz.

Ainda de acordo com o órgão, o último episódio significativo de neve no estado foi em 14 de julho de 2023, nos municípios de São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra.

Também em nota, a Defesa Civil de Santa Catarina disse que o caso ocorrido na passagem de sexta para este sábado não foi observado de forma generalizada na serra catarinense, tendo apenas "registros pontuais" como em São Joaquim.

Segundo o órgão, as previsões já indicavam a possibilidade do fenômeno devido a uma combinação de baixas temperaturas, umidade e instabilidade atmosférica.

"Durante esse período, as temperaturas em São Joaquim chegaram próximas a 0°C, e as imagens de satélite mostraram uma cobertura de nuvens que favoreceu a precipitação de neve", afirmou.

Conforme a Defesa Civil, uma intensa massa de ar frio atingirá a região nos próximos dias, resultando em temperaturas ainda mais baixas.

Porém, devido ao tempo firme e ao ar seco previstos, a condição é para geada ampla no estado, sem expectativa de precipitação invernal, como neve ou chuva congelada, diz o órgão.

A Defesa Civil recomenda atenção especial com idosos, crianças, enfermos e moradores de rua. Ainda sugere à população que se agasalhe bem, beba bastante água, abrigue animais domésticos nas noites mais frias, evite locais com aglomerações e mantenha a higiene das mãos.

Em São Joaquim, o registro de neve ocorreu tanto na área urbana quanto no distrito do Cruzeiro, na zona rural, com cotas de altitude ainda mais elevadas, apontou nota divulgada pela MetSul Meteorologia.

No estado vizinho do Rio Grande do Sul, que também atravessa onda de frio, não houve confirmação de neve até o fim de sexta-feira.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas