Siga a folha

Descrição de chapéu The New York Times Viver

Como um cardiologista mantém seu coração saudável; veja dicas

Álcool e cigarro devem ser evitados, mas cafeína pode ser consumida

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Hannah Seo
The New York Times

Aos 66 anos, Hugh Calkins, professor de cardiologia na Universidade Johns Hopkins (EUA), sabe que um estilo de vida saudável é importante para a saúde do coração.

Aqui estão seis coisas que ele faz para manter o dele em forma.

Para manter a saúde do coração o cardiologista Hugh Calkins faz atividade física regularmente - Yodiyim/Adobe Stock

Exercício físico

O exercício regular fortalece o músculo cardíaco, o que ajuda o órgão a bombear o sangue para os pulmões e para o resto do corpo.

Calkins nada durante 45 minutos, cinco dias por semana, e usa o elíptico por 30 minutos, três vezes por semana. Ele também leva seu cachorro para uma caminhada de 3 km diariamente. Os adultos devem fazer pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada e dois dias de atividade de fortalecimento muscular, todas as semanas.

Dormir

Calkins garante pelo menos 7 h de sono todas as noites. Dormir de forma insuficiente está relacionado a pressão alta e diabetes tipo 2.

'Não' ao cigarro, 'às vezes' ao álcool e 'sim' à cafeína

O tabagismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares. O álcool não é bom para o coração, então ele limita sua ingestão a 1 a 3 drinques por semana. Algumas pessoas pensam que a cafeína é ruim para o coração, mas nenhuma estudo científico provou isso.

Pressão sanguínea

Verifica sua pressão arterial uma vez por mês. Se começar a ficar acima dos níveis normais, diz ele, pode ser um sinal para fazer algumas mudanças no estilo de vida. As pessoas geralmente não precisam monitorar a pressão dessa maneira, mas isso pode ajudá-las a prever possíveis problemas cardíacos.

Aplicativo de alimentação

A contagem de calorias não é útil ou mesmo recomendada para todos, diz ele. Mas Calkins gosta de monitorar o que e quanto está comendo para garantir que faz uma dieta balanceada.

Ele evita consumir mais de 2.000 calorias por dia para evitar ganho de peso, o que pode aumentar o risco de problemas cardíacos.

Medicamentos

Existem alguns problemas cardíacos que você não pode controlar apenas com mudanças no estilo de vida. Isso inclui colesterol alto. Para diminuir o colesterol, Calkins toma estatinas. Ele incentiva outras pessoas a consultar seus médicos sobre os medicamentos adequados para elas.

Tradução Luiz Roberto M. Gonçalves

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas