Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Governo de São Paulo implanta centros de triagem para tratar coronavírus

Atendimento será voltado a pacientes com sintomas leves da doença

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Governo de SP colocará em funcionamento até a primeira quinzena de abril cinco centros de triagem e atendimento a suspeitos de Covid-19, voltado a pessoas que desenvolverem os sintomas similares aos provocados pela doença, como tosse, coriza e febre. Os locais são destinados ao atendimento de casos leves.

As unidades são móveis e estão instaladas nas áreas externas do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (zona oeste), Conjunto Hospitalar do Mandaqui e Hospital Geral de Vila Penteado (zona norte), Hospital Ipiranga (zona sul) e Hospital Geral de Guaianazes (zona leste).

O do Instituto de Infectologia Emílio Ribas será o primeiro a iniciar o atendimento, com previsão de abertura até 30 de março.

Centro de triagem para tratar coronavírus na área externa do Instituto de Infectologia Emílio Ribas - Eduardo Anizelli - 26.mar.2020/ Folhapress

Luiz Carlos Pereira Junior, diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, explica que a ação é uma antecipação do governo do estado a um provável aumento da demanda por diagnóstico.

“Vamos evitar que as pessoas com pouca sintomatologia fiquem dentro de hospitais e procurem direto os centros. A ideia é que o paciente passe por eles e rapidamente saiam com o diagnóstico confirmando Covid-19 ou não”, afirma.

Inicialmente, os locais funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com dois médicos e cinco profissionais de enfermagem. As equipes estão em fase de contratação. Se houver necessidade, o funcionamento será ampliado para sábados e domingos.

O fluxo de atendimento para coronavírus foi determinado pelo Ministério da Saúde. Quem apresentar sintomas leves de Covid-19 deve procurar a rede básica. Pode ir a um dos centros ou até mesmo a uma UBS (Unidade Básica de Saúde).

Se não for identificada a SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), o paciente será orientado a permanecer em isolamento domiciliar até o final dos sintomas, com prescrição de remédio.

Caso seja caracterizada a SRAG, a pessoa será direcionada à internação para tratamento em leito de enfermaria ou UTI, de acordo com a necessidade.

A coleta de amostra para diagnóstico só é indicada aos casos graves, conforme definição do Comitê de Operações de Emergência e do Centro de Contingência de Coronavírus do Estado de SP.

Os kits para diagnóstico estarão disponíveis para entrega nos centros de triagem na próxima semana, segundo o governo.

Os espaços são climatizados e têm cerca de 100 m2. Cada um tem três consultórios, duas salas para medicação ou procedimentos, sala de espera com capacidade para até 18 pessoas, copa e três banheiros.

A locação das unidades por seis meses custou R$ 308 mil. “Vamos observar qual será a procura. Se houver necessidade, outros cinco centros serão instalados”, diz Junior.

O estado de São Paulo registrou, até esta quinta-feira (26), 1.052 casos da doença e 58 mortes, conforme balanço da Secretaria de Estado da Saúde. No país, são ao menos 2.915 registros casos confirmados de coronavírus e 77 mortes.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas