Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Reino Unido investiga possível relação entre a Covid-19 e doença inflamatória infantil

Síndrome de Kawasaki causa febre, descamação da pele e inflamação dos vasos sanguíneos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Londres | Reuters

A Grã-Bretanha está investigando se há relação entre uma doença inflamatória que afeta gravemente as crianças e a Covid-19, disse uma autoridade de saúde na segunda-feira (27), acrescentando que ainda é muito cedo para dizer se existe uma ligação entre as duas.

O ministro da Saúde, Matt Hancock, disse estar "muito preocupado" com relatos de crianças que sofrem de sintomas graves que podem ter relação com a Covid-19.

Ainda é cedo para dizer se há relação entre a Covid-19 e a doença de Kawasaki - Peter Nicholls /Reuters

"Nos tornamos cientes nos últimos dias de relatos de sintomas graves em crianças que podem ser causados por uma doença do tipo Kawasaki", disse Stephen Powis, diretor médico nacional da Inglaterra, referindo-se a uma síndrome que causa inflamação dos vasos sanguíneos. acrescentando que a doença era muito rara.

"Pedi ao diretor da clínico nacional para crianças e jovens que analisasse isso com urgência. Não temos certeza no momento. É muito cedo para dizer se existe uma ligação", acrescentou.

Médicos no norte da Itália, uma das áreas mais atingidas do mundo durante a pandemia, relataram um número extraordinariamente grande de crianças com menos de nove anos com casos graves do que parece ser a doença de Kawasaki, mais comum em partes da Ásia. Os médicos britânicos fizeram observações semelhantes.

A doença de Kawasaki, cuja causa é desconhecida, frequentemente acomete crianças com menos de cinco anos e está associada a febre, erupções cutâneas, inchaço das glândulas e, em casos graves, inflamação das artérias do coração.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas