Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

'Pandemia da Covid-19 só será vencida com cooperação', diz físico Fritjof Capra

Em conferência no Fronteiras do Pensamento, cientista falou sobre uso do pensamento sistêmico para superar crise mundial

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A pandemia causada pelo Sars-Cov-2 explicitou uma crise multifacetada enfrentada pelo mundo atualmente, com problemas econômicos, sanitários, sociais e ecológicos que não podem ser solucionados isoladamente, segundo o físico teórico austríaco Fritjof Capra.

“Existem problemas sistêmicos que estão interconectados. Para resolvê-los, precisamos pensar sistemicamente. A pandemia só pode ser vencida com medidas de cooperação”, afirmou Capra durante uma conferência no ciclo Fronteiras do Pensamento, transmitida pela internet nesta quarta-feira (18).

Capra é ainda especialista em educação ecológica e escritor. No livro "O Tao da Física" (Cultrix), publicado originalmente em 1975, ganhou notoriedade dentro e fora dos círculos científicos ao relacionar conceitos da física moderna, como a mecânica quântica, e as filosofias orientais tradicionais.

Em “Ponto de Mutação”, livro de 1982 lançado no Brasil também pela Cultrix, o pesquisador propõe uma visão baseada no pensamento sistêmico para entender as diversas crises da atualidade.

O Físico austríaco Fritjof Capra, em 2012 - Rogério Assis - 29.mar.2012/Folhapress

Para o cientista, que classifica a pandemia do coronavírus como uma resposta biológica do planeta às emergências ecológicas e sociais, a crise atual deriva de um dilema fundamental: a ilusão de que podemos ter crescimento ilimitado em um planeta finito.

Refletir sobre os desequilíbrios ecológicos e sociais presentes no mundo é essencial para entender como chegamos à atual situação e buscar uma solução, diz o físico.

A invasão e destruição da natureza movida por interesses econômicos faz com que vírus que vivem em simbiose e harmonia com diversas espécies de animais sejam transportados a outras espécies para as quais podem ser até mortais, como diversos cientistas teorizam que seja o caso do novo coronavírus.

Cidades superlotadas, consequências diretas das desigualdades sociais e do desejo pela maximização dos lucros por parte das empresas, segundo Capra, agravam a crise sanitária e mostram como a justiça social pode atuar como uma barreira para conter a disseminação de uma doença como a Covid-19, além de fornecer outros benefícios para a sociedade.

“Em tempos normais, os ricos estão relativamente separados dos pobres; vivem em seus bairros, têm suas escolas, seus restaurantes e seus hospitais. O destino dos pobres não os afeta muito. Durante a pandemia, a situação muda dramaticamente, pois o vírus não conhece os limites sociais, e o destino dos pobres não está mais separado do destino dos ricos”, disse Capra.

“Embora os pobres estejam mais suscetíveis a contrair e a morrer com a doença, o vírus é transmitido para todos. Ricos e pobres estão separados socialmente, mas não biologicamente. Justiça social não é uma disputa política de direita ou esquerda, mas uma questão de vida e morte. É necessário melhorar as condições de vida dos mais pobres para o bem comum”, completou.

De acordo com Capra, é necessário superar a noção de que o crescimento econômico pode ser ilimitado e passar a medir o desenvolvimento com critérios qualitativos no lugar de índices econômicos como o PIB (Produto Interno Bruto), que ele chama de crescimento quantitativo.

Para ele, esse novo modelo de desenvolvimento envolve o uso de energias renováveis, a reciclagem contínua dos recursos e a restauração dos ecossistemas terrestres.

"Nosso desafio é trocar um sistema baseado em crescimento econômico por um modelo economicamente sustentável e socialmente justo", afirmou.

Segundo o físico, que foi professor na Universidade da Califórnia em Santa Cruz e em Berkeley, nos Estados Unidos, e é o atual diretor do Centro de Alfabetização Ecológica, com sede em Berkeley, a ciência contemporânea está incorporando cada vez mais uma visão sistêmica do mundo.

“O universo não é mais entendido apenas como uma máquina gigante, composta por blocos de elementos, mas é visto como um sistema vivo e autorregulável. Nessa mudança de paradigma, passamos de uma visão do planeta como uma máquina para enxergá-lo como uma rede”, afirmou.

"Para alcançar as mudanças que queremos, precisamos criar e nutrir as comunidades, como existem na natureza. Em vez de buscar felicidade na compra de produtos, devemos buscar satisfação na vida em comunidade", concluiu.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas