Siga a folha

Descrição de chapéu Meta Facebook instagram

Meta descontinua medidas de combate à desinformação sobre Covid

As redes sociais da empresa manterão o bloqueio de fake news apenas nos países em que a doença permanece como emergência em saúde pública

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Tiyashi Datta
Bengaluru (Índia) | Reuters

A Meta disse nesta sexta-feira (16) que a política implementada para conter a disseminação de desinformação relacionada ao Covid-19 no Facebook e no Instagram não estará mais em vigor globalmente.

No início de 2021, o Facebook disse que derrubou 1,3 bilhão de contas falsas entre outubro e dezembro e removeu mais de 12 milhões de conteúdos sobre Covid-19 e vacinas que especialistas globais em saúde sinalizaram como desinformação.

Com a decisão da empresa Meta, o Facebook e o Instagram deixam de aplicar a política de combate à disseminação de desinformação relacionada à Covid-19 - Dado Ruvic - 23.mai.23/Reuters

A Meta disse que buscou a opinião de seu conselho de supervisão independente sobre mudanças em sua abordagem atual em julho do ano passado, dada a melhoria nas fontes autênticas de informação e conscientização geral sobre a Covid-19.

No entanto, a companhia disse nesta sexta-feira que as regras ainda permanecerão nos países que ainda têm uma declaração de emergência de saúde pública, e a empresa continuará removendo conteúdo que viole suas políticas de desinformação sobre o coronavírus.

"Estamos consultando especialistas em saúde para entender quais alegações e categorias de desinformação podem continuar a representar esse risco", disse a Meta em um comunicado.

No início de novembro, o Twitter também descontinuou sua política de desinformação relacionada à Covid-19.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas