Siga a folha

Descrição de chapéu Futebol Internacional

Coronavírus faz China cancelar jogos de futebol no país

Campeonato Chinês, com 24 brasileiros, tem início marcado para 22 de fevereiro

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Associação Chinesa de Futebol anunciou nesta quinta-feira (30) que todas as partidas a serem disputadas no país estão suspensas por tempo indeterminado.

A decisão foi tomada em razão da epidemia de coronavírus no país. Até a última terça (28), ela havia matado 162 pessoas e contaminado 7.000.

O brasileiro Paulinho (de vermelho) em ação pelo Guangzhou Evergrande, atual campeão chinês - 1º.dez.19/AFP

A medida pode influenciar o início do campeonato da primeira divisão, marcado para 22 de fevereiro. São 24 os jogadores brasileiros que atuam na elite chinesa.

Segundo a Associação, a suspensão é necessária para cooperar com as autoridades na prevenção e controle da doença, assim como garantir a saúde de jogadores, torcedores e funcionários dos clubes. Guangzhou Evergrande, Shanghai Shenhua e Beijing FC, que representam a China na Liga dos Campeões da Ásia, vão jogar as primeiras partidas no exterior.

A epidemia fez com que o Pré-Olímpico de futebol feminino fosse transferido para a Austrália. Ao chegar em Brisbane para a competição, a seleção chinesa foi colocada em quarentena. "Todas as atletas e o estafe estão com boa saúde", informa texto divulgado pela Associação.

A Fed Cup de tênis foi levada para o Cazaquistão pela Federação Internacional devido às restrições para viajar à China. As provas da Copa do Mundo de esqui alpino não vão mais acontecer.

Outras competições já foram canceladas, atrasadas ou realocadas. Entre elas, os pré-olímpicos de boxe e de basquete feminino saíram do país para a Jordânia e para a Sérvia, respectivamente. A volta de ciclismo de Hainan, parte do circuito da segunda divisão mundial, não será mais realizada.

Já o Mundial de Atletismo indoor foi adiado para 2021, e o Pré-Olímpico de lutas, que também está programado para a China em março, foi posto em estado de atenção.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas