Siga a folha

Descrição de chapéu Campeonato Paulista 2020

Federação paulista quer ampliar presença de mulheres em estádios

Entidade lança campanha para aumentar participação feminina em jogos do Estadual

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Com o objetivo de ampliar a presença de mulheres nos estádios, a Federação Paulista de Futebol anunciou medidas que serão adotadas ao longo da edição de 2020 do Campeonato Paulista.

A competição começa nesta quarta-feira (22), com 16 equipes.

Aline Pellegrino e Laura Louzada lança campanha #ElasNoEstádio - Daniela Ramiro/FPF

A campanha #ElasNoEstádio foi lançada nesta terça, na sede da entidade, com a presença apenas de mulheres. Jornalistas homens puderam acompanhar do lado de fora, por um telão. A ideia, segundo a federação, era transmitir aos profissionais a sensação de mulheres ao serem excluídas dos estádios.

“Trata-se de uma entrevista seletiva”, disse Aline Pellegrino, diretora de futebol feminino da FPF.

A campanha utilizou como base duas pesquisas: uma do Datafolha, que aponta que apenas 12% do público que frequenta os estádios é feminino, e outra, feita pelo Ibope Repucom, na qual mulheres entrevistadas relatavam que não vão aos jogos por falta de companhia ou incentivo em seu círculo social.

Entre as medidas, a FPF prometeu um atendimento especial às mulheres nos estádios para que posam relatar casos de assédio.

O Jecrim (Juizado Especial Criminal) contará, pelo menos no Allianz Parque, no Itaquerão e no Morumbi, preferencialmente com uma delegada.

O delegado Osvaldo Nico Gonçalves, vice-presidente da FPF, tem feito esse pedido para a Secretaria de Segurança Pública do estado, que ainda não garantiu a presença de uma delegada em todas rodadas do Paulista.

Outra medida foi a abertura de um canal, o e-mail elasnoestadio@fpf.org.br, exclusivo para mulheres darem sugestões e denunciarem crimes ou ofensas.

Também foi anunciado que cada um dos 16 clubes fará campanhas para atrair mais torcedoras aos estádios. “É importante você ter a federação encabeçando o movimento, mas ter os 16 clubes participando, porque cada um tem uma particularidade”, disse Pellegrino.

CorinthiansSantosPalmeiras e São Paulo deram visibilidade ao assunto em suas redes sociais. “No final do campeonato, nós teremos mais informações e poderemos ir direcionando e fazendo com que essas mudanças aconteçam de fato", completou a diretora.

Além de Pellegrino, Laura Louzada, coordenadora de marketing do Botafogo de Ribeirão Preto, esteve no evento, representando os clubes.

Em 2019, na decisão do Campeonato Paulista feminino, em que o Corinthians derrotou o São Paulo por 3 a 0 e foi campeão, houve recorde de público para um jogo feminino de clubes no Brasil, com 28.609 espectadores.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas