Siga a folha

Bolsonaro recebe clubes e debate MP sobre direitos de transmissão

Encontro teve representantes de equipes sob contrato com a empresa Turner

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro recebeu em Brasília nesta terça-feira (30) representantes dos oito clubes da Série A do Campeonato Brasileiro que negociaram seus direitos de TV fechada para o torneio com a empresa Turner.

O encontro no Planalto, que também contou com a presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria, teve como principal pauta a Medida Provisória 984, editada por Bolsonaro há duas semanas e que dá aos clubes mandantes o direito de negociarem seus direitos de transmissão —a Lei Pelé previa a necessidade de anuência dos dois.

Participaram do encontro dirigentes de Palmeiras, Bahia, Santos, Ceará, Fortaleza, Athletico, Internacional e Coritiba.

A relação entre eles e a empresa americana neste momento é litigiosa. A Turner afirma que os clubes descumpriram cláusulas contratuais e ameaça romper o contrato pelos direitos de transmissão do Brasileiro.

As equipes discordam da tese e acreditam que a empresa esteja em busca de um pretexto para rescindir os acordos sem arcar com uma multa bilionária, algo que ela nega.

Jair Bolsonaro em encontro com dirigentes de clubes no Planalto - Marcos Corrêa/PR

Até agora, os agentes do futebol se dividem sobre a validade imediata da MP. Para a Globo, enquanto estiverem em vigor contratos assinados antes de a MP ter sido editada, prevalece a regra anterior: uma emissora só pode transmitir uma partida se tiver direitos de ambas as equipes.

Os clubes presentes no encontro apoiam a MP e entendem que, a partir de agora, isso mudou. A emissora que tiver contrato com o clube mandante pode transmitir seus jogos, mesmo que o visitante tenha acordo com uma emissora concorrente.

No caso dos oito presentes na reunião, isso, em um primeiro momento, significaria que a Turner poderia transmitir na TV fechada todos os jogos de clubes com os quais tem contrato, caso estes sejam mandantes. Isso aumentaria a grade da emissora, que poderia chegar a 154 jogos.

Os representantes dos clubes também esperavam se encontrar com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre.

Com informações de Pedro Lopes, UOL

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas