Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Globo e CBF discordam sobre efeitos de MP da transmissão

Medida de Jair Bolsonaro foi comemorada por clubes da Série A e gerou debate

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pedro Lopes
São Paulo | UOL

A Medida Provisória 984, editada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), é clara ao dar aos clubes mandantes a prerrogativa de negociarem seus direitos de transmissão.

Há, entretanto, uma grande divergência no meio do futebol sobre a sua validade. Um grupo entende que ela produz efeitos imediatos. Outro grupo entende que ela não afeta contratos assinados antes de sua edição. Parceiros comerciais há mais de 30 anos no futebol brasileiro, Globo e CBF adotam, neste primeiro momento, interpretações opostas.

A Globo tem sido vocal ao defender que a MP 984 não pode afetar os contratos já assinados. Para a emissora, que tem contrato de transmissão de estaduais e do Brasileiro com diversos clubes até 2024, prevalece, durante a sua vigência, regra anterior: uma emissora só pode transmitir uma partida se tiver direitos de ambas as equipes participando.

"A Globo continuará a transmitir regularmente os jogos dos campeonatos que adquiriu, de acordo com os contratos celebrados, e está pronta para tomar medidas legais contra qualquer tentativa de violação de seus direitos adquiridos", disse a emissora, em nota divulgada na quinta-feira (18).

Nos bastidores, a Globo tem indicado a clubes com os quais tem contrato que espera apoio e corroboração à sua tese jurídica. A CBF, entretanto, parceira ininterrupta da Globo no futebol brasileiro desde 1987, está adotando uma interpretação diferente.

Para a entidade que comanda o futebol brasileiro, a MP editada por Bolsonaro deve produzir efeitos imediatos no que diz respeito às transmissões. Isso significa que emissoras que tenham contratos com um clube estão autorizadas a transmitirem as partidas caso esses clubes sejam mandantes, mesmo contra adversários que tenham contrato com outras empresas.

Exemplificando, caso o Palmeiras, que vendeu seus direitos de TV fechada para a Turner, receba o São Paulo, parceiro da Globo, no Allianz Parque, para a CBF, a Turner passa a ter autorização para exibir a partida. Antes da MP, nem Turner nem Globo poderiam transmiti-la.

Na visão da confederação, a nova medida não prejudica quem já tinha contratos estabelecidos, já que as partidas que já tinham transmissão prevista não são afetadas.

A diferença é que, a partir de agora, partidas entre clubes sob contrato com emissoras diferentes, que antes estavam "no escuro", podem ser exibidas. O aumento de grade significa um potencial aumento de parceiros e de receita, com potencial de atrair novos investidores para o futebol brasileiro e ajudar a difundir o produto, algo visto com bons olhos pelo presidente Rogério Caboclo.

Interpretações à parte, o futebol brasileiro está longe de ter uma visão uniforme e consolidada sobre os efeitos da nova MP. Há clubes que tendem a se alinhar com o entendimento da CBF; outros, com o da Globo. Mesmo na Turner, que em tese pode ser beneficiada pela medida, há um clima de incerteza e receio de deflagrar uma guerra jurídica longa e custosa.

A comunidade jurídica do esporte, inclusive, também se divide, com profissionais de renome e com anos no mercado adotando posicionamentos diferentes sobre a situação.

É em meio a esse cenário de indefinição que o futebol brasileiro, paulatinamente, vem retomando suas atividades.

O Flamengo, que não tem contrato com a Globo para o estadual, avalia ainda se irá transmitir em seu canal do YouTube as partidas das quais for mandante. A questão das transmissões é mais um nó a ser desatado em meio aos vários obstáculos que o esporte enfrenta na pandemia do novo coronavírus.

A renda com direitos de transmissão é uma das principais fontes para os clubes brasileiros
A renda com direitos de transmissão é uma das principais fontes para os clubes brasileiros - Eduardo Anizelli - 2.mar.2016/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.