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Audiência do Brasileiro Feminino triplica nas redes sociais

Partidas do campeonato tiveram média de 320 mil visualizações no Twitter

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São Paulo

Com todos os jogos transmitidos ao vivo pela primeira vez na história, o Campeonato Brasileiro Feminino triplicou sua média de audiência nas redes sociais nesta temporada em comparação com os números de 2019.

A edição que terminou no último domingo (6), quando o Corinthians venceu o Avaí-Kindermann na decisão por 4 a 2 e conquistou o bicampeonato nacional, registrou uma média de 319.771 visualizações no Twitter por jogo.

A rede social foi uma das detentoras dos direitos de transmissão do torneio e exibiu 23 jogos ao vivo. No ano anterior, também com 23 transmissões, a média foi de 107.305 por partida.

Na soma total das partidas, o salto foi de 2.468.015 para 7.354.733 de visualizações, segundo dados da CBF repassados à Folha.

De acordo com o Twitter, o número de usuários únicos que assistiram a pelo menos uma partida ao longo do torneio também triplicou, indo de 1,5 milhão em 2019 para cerca de 5 milhões em 2020.

A CBF também avaliou o aumento nas interações dos usuários, somando a audiência das transmissões ao vivo com o alcance de conteúdos relacionados aos jogos, como melhores momentos e entrevistas. Em 2019, foram 3.745.334 interações. Este ano, o total foi de 16.065.331.

O crescimento foi puxado, sobretudo, pela audiência dos clássicos e das partidas nas fases de mata-mata. O dérbi entre Corinthians e Palmeiras, no dia 17 de novembro, pela semifinal, quando a equipe alvinegra venceu por 3 a 0, marcou o recorde da competição no Twitter, com 1.583.850 visualizações únicas.

Foi a primeira vez que um duelo da competição ultrapassou a marca de 1 milhão.

"O futebol feminino está crescendo. Saber que o público está acompanhando essa caminhada de perto, através das transmissões e plataformas como o Twitter, é parte fundamental da construção", disse Aline Pellegrino, coordenadora de competições femininas da CBF.

O jogo de ida entre Santos e São Paulo, pelas quartas de final, no dia 28 de outubro, ficou perto de bater a casa do milhão também. O empate por 0 a 0, no Morumbi, teve 968.548 visualizações.

Além da rede social, a plataforma de streaming MyCujoo e a Band exibiram as partidas do campeonato desde o início. A partir das semifinais, a ESPN Brasil também passou a transmitir.

Ao todo, o MyCujoo teve audiência de 957.927 visualizações ao longo de toda a competição. Consultadas pela reportagem, as emissoras não divulgaram os números consolidados de suas audiências.

A Band tem acordo com a CBF para exibir o torneio até 2021. A emissora paulista adquiriu os direitos do Brasileiro em 2019, quando o campeonato voltou à TV aberta. Estava fora dela desde 2017.

Ao longo do torneio, o canal exibiu as partidas em três horários, sempre aos domingos. Algumas exibições ocorreram a partir das 14h, outras às 16h, e as finais às 20h.

A ESPN, que assinou acordo para transmitir somente a reta final deste ano, avaliou positivamente a exibição do campeonato, segundo fontes ouvidas pela reportagem. Executivos da emissora já manifestaram interesse em estabelecer um vínculo maior para manter o Brasileiro Feminino em sua grade e reforçar a oferta de futebol feminino a partir de 2021.

Atualmente, os canais da Disney já exibem a Champions League, a FA Cup e a Copa da Rainha.

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