Siga a folha

Descrição de chapéu Copa Libertadores 2020

Palmeiras joga mal e fica no empate com Libertad pela Libertadores

Equipe sai na frente no confronto das quartas, mas sofre gol após falha de Weverton

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Palmeiras não soube aproveitar a fragilidade do Libertad (PAR), adversário desta terça-feira (8) pelas quartas de final da Libertadores, e ficou apenas no empate por 1 a 1.

Com o gol marcado no Paraguai, o time alviverde traz para o Brasil ao menos a vantagem de se classificar em caso de uma igualdade por 0 a 0 no confronto de volta, marcado para a próxima terça-feira (15), às 21h30, no Allianz Parque.

Em Assunção, duas jogadas de bola aérea definiram o placar no estádio Defensores del Chaco. Primeiro, coube a Gustavo Gómez, zagueiro do Palmeiras revelado pelo próprio Libertad, deixar os donos da casa em desvantagem, aos 39 minutos da etapa inicial.

Gustavo Gómez é abraçado por Rony após marcar contra o Libertad, pela Libertadores - Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Ele balançou a rede justamente no momento em que a equipe paraguaia tinha o domínio da partida. Antes do lance do gol, o goleiro Weverton havia feito pelo menos três boas defesas e contado com a sorte de uma bola na trave.

Ao contrário do Palmeiras, time de melhor campanha na fase de grupos, o Libertad teve o pior desempenho entre os classificados para o mata-mata da competição sul-americana. Mas em campo, a diferença técnica entre os clubes desapareceu.

Novamente, o time alviverde deixava a impressão de que sentia a ausência do técnico Abel Ferreira à beira do campo. O português não viajou com a delegação palmeirense pois está com Covid-19. Ele passa bem, mas está isolado.

Sem as orientações dele durante a partida, os jogadores deixaram de lado o toque de bola objetivo para apostar em inversões de jogo e lançamentos para o ataque. A maioria sem sucesso.

A falta de triangulações já havia sido um problema no empate com o Santos no último fim de semana, pelo Brasileiro, também sem a presença do treinador.

Sem ele, o time alviverde só empatou. Foi assim também contra o Ceará, pelo confronto de volta das quartas da Copa do Brasil, quando o técnico cumpriu suspensão. O Palmeiras, porém, avançou por ter vencido a primeira partida.

Auxiliares de Abel, Vitor Castanheira e João Martins se revezaram para orientar os jogadores do Palmeiras no Paraguai. Castanheira, no entanto, acabou sendo expulso durante o jogo após reclamar com o árbitro.

Mesmo com a vantagem aberta na etapa inicial, o time brasileiro não conseguiu crescer e ampliar o placar no segundo tempo. Pelo contrário, deixou que o Libertad pressionasse até chegar ao empate, aos 16 minutos, com Espinoza. Ele aproveitou uma saída errada de Weverton e fez de cabeça.

Aos 51 minutos, Lucas Lima cometeu uma falta no lado esquerdo da defesa palmeirense, levou o segundo cartão amarelo na partida e acabou expulso.

Até o apito final, o confronto seguiu aberto, com chances para os dois lados. O Libertad ainda acertou a trave em cobrança de falta no último lance da partida, mas não conseguiu mudar o placar.

Quem avançar vai encarar o vencedor do confronto entre River Plate (ARG) e Nacional (URU). O primeiro jogo entre as equipes será na quinta-feira (10), às 21h30, na Argentina.​

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas