Siga a folha

Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2021

Corinthians bate Athletico e fica perto de vaga direta na Libertadores

Time de Sylvinho chega à oitava vitória consecutiva como mandante

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Corinthians do técnico Sylvinho tem desempenhos conflitantes no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Longe de casa, a equipe tem sofrido com a falta de ofensividade e já amarga jejum de oito partidas sem vitória. Como mandante, o time vem apresentando bom futebol e soma oito triunfos consecutivos.

Neste domingo (28), a equipe alvinegra ampliou a invencibilidade na Neo Química Arena ao vencer o Athletico por 1 a 0, diante de 37 mil torcedores nas arquibancadas.

Fagner, do Corinthians, disputa bola com Abner, do Athletico, em partida do Brasileiro - Amanda Perobelli/Reuters

A vitória deixa o clube paulista próximo da classificação direta para a Copa Libertadores do ano que vem. O time chegou aos 56 pontos e se mantém em quarto lugar —os cinco melhores colocados garantem vaga na fase de grupos do torneio internacional.

Sylvinho, que vem sendo bastante criticado pelo desempenho da equipe, ganha respiro para a reta final do Nacional. Com a chegada de reforços importantes ao longo do Brasileiro, o Corinthians passou a encarar a classificação para a Libertadores como obrigação.

Contra o Athletico, o Corinthians sofreu com a marcação forte da equipe adversária e não teve a mesma intensidade do clássico contra o Santos, no dia 21, a última partida em seu estádio antes do confronto deste domingo.

Em todo o primeiro tempo, o clube alvinegro só teve uma oportunidade clara de gol, em chute rasteiro de Jô que acertou a trave após bom passe de Renato Augusto.

Apesar da pouca criatividade, o controle foi todo corintiano. No primeiro tempo, foram 12 finalizações do time de Sylvinho, contra apenas 3 do adversário, segundo o site de estatísticas Footstats. Em todo o jogo, a posse de bola ficou em 59% contra 41% a favor do time da casa.

No segundo tempo, a entrada de Willian deu mais velocidade ao setor ofensivo, e o Corinthians chegou ao gol em pênalti polêmico convertido por Fábio Santos, aos 19 minutos. O árbitro Paulo Cesar Zanovelli viu toque de mão de Marcinho, que deu carrinho dentro da área. O juiz não foi chamado pelo VAR e a decisão foi muito contestada pelos jogadores do Athletico.

Em vantagem, o Corinthians só administrou o placar que, indiretamente, ajudou o rival São Paulo. A equipe tricolor venceu o Sport neste sábado (27), chegou aos 45 pontos e se afastou do Athletico, que permanece com 42 pontos na tabela, na 14ª colocação.

A equipe paranaense, campeã da Copa Sul-Americana e finalista da Copa do Brasil, corre risco de rebaixamento. O time terá pela frente Cuiabá, Palmeiras e Sport —as partidas acontecem nos dias 3, 6 e 9 de dezembro, respectivamente.

Já o próximo compromisso do Corinthians no Brasileiro é contra o Grêmio, no domingo (5), também na Neo Química Arena. A equipe gaúcha enfrenta o São Paulo na quinta (2) e poderá chegar à partida contra o clube do Parque São Jorge já rebaixada.

Depois, o Corinthians encerra a sua participação no campeonato no dia 9 contra o Juventude, que também briga contra o rebaixamento.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas