Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2021

Corinthians bate Athletico e fica perto de vaga direta na Libertadores

Time de Sylvinho chega à oitava vitória consecutiva como mandante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Corinthians do técnico Sylvinho tem desempenhos conflitantes no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Longe de casa, a equipe tem sofrido com a falta de ofensividade e já amarga jejum de oito partidas sem vitória. Como mandante, o time vem apresentando bom futebol e soma oito triunfos consecutivos.

Neste domingo (28), a equipe alvinegra ampliou a invencibilidade na Neo Química Arena ao vencer o Athletico por 1 a 0, diante de 37 mil torcedores nas arquibancadas.

Fagner, do Corinthians, disputa bola com Abner, do Athletico, em partida do Brasileiro
Fagner, do Corinthians, disputa bola com Abner, do Athletico, em partida do Brasileiro - Amanda Perobelli/Reuters

A vitória deixa o clube paulista próximo da classificação direta para a Copa Libertadores do ano que vem. O time chegou aos 56 pontos e se mantém em quarto lugar —os cinco melhores colocados garantem vaga na fase de grupos do torneio internacional.

Sylvinho, que vem sendo bastante criticado pelo desempenho da equipe, ganha respiro para a reta final do Nacional. Com a chegada de reforços importantes ao longo do Brasileiro, o Corinthians passou a encarar a classificação para a Libertadores como obrigação.

Contra o Athletico, o Corinthians sofreu com a marcação forte da equipe adversária e não teve a mesma intensidade do clássico contra o Santos, no dia 21, a última partida em seu estádio antes do confronto deste domingo.

Em todo o primeiro tempo, o clube alvinegro só teve uma oportunidade clara de gol, em chute rasteiro de Jô que acertou a trave após bom passe de Renato Augusto.

Apesar da pouca criatividade, o controle foi todo corintiano. No primeiro tempo, foram 12 finalizações do time de Sylvinho, contra apenas 3 do adversário, segundo o site de estatísticas Footstats. Em todo o jogo, a posse de bola ficou em 59% contra 41% a favor do time da casa.

No segundo tempo, a entrada de Willian deu mais velocidade ao setor ofensivo, e o Corinthians chegou ao gol em pênalti polêmico convertido por Fábio Santos, aos 19 minutos. O árbitro Paulo Cesar Zanovelli viu toque de mão de Marcinho, que deu carrinho dentro da área. O juiz não foi chamado pelo VAR e a decisão foi muito contestada pelos jogadores do Athletico.

Em vantagem, o Corinthians só administrou o placar que, indiretamente, ajudou o rival São Paulo. A equipe tricolor venceu o Sport neste sábado (27), chegou aos 45 pontos e se afastou do Athletico, que permanece com 42 pontos na tabela, na 14ª colocação.

A equipe paranaense, campeã da Copa Sul-Americana e finalista da Copa do Brasil, corre risco de rebaixamento. O time terá pela frente Cuiabá, Palmeiras e Sport —as partidas acontecem nos dias 3, 6 e 9 de dezembro, respectivamente.

Já o próximo compromisso do Corinthians no Brasileiro é contra o Grêmio, no domingo (5), também na Neo Química Arena. A equipe gaúcha enfrenta o São Paulo na quinta (2) e poderá chegar à partida contra o clube do Parque São Jorge já rebaixada.

Depois, o Corinthians encerra a sua participação no campeonato no dia 9 contra o Juventude, que também briga contra o rebaixamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.