Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2021

Corinthians domina o Santos e ocupa sua melhor posição no Brasileiro

Jô e Gabriel definem o clássico e colocam o time pela primeira vez na quarta colocação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Corinthians venceu o Santos neste domingo (21) por 2 a 0 e poderia ter saído de campo com um placar ainda maior.

Em uma ótima atuação na Neo Química Arena, o alvinegro da capital teve o domínio do clássico e alcançou seu objetivo, de subir para a quarta colocação do Campeonato Brasileiro, a melhor posição já ocupada pelos corintianos no Nacional de 2021.

Desde a 26ª rodada da edição de 2019 do torneio os corintianos não figuravam entre os quatro primeiros. Naquela ocasião, a equipe era comanda por Fábio Carille, atual técnico santista —há algumas rodadas, os corintianos até alcançaram a quarta posição, ao superar o Bahia, mas saíram dela horas depois, no complemento das partidas.

Com 53 pontos, o Corinthians deixou para trás o Fortaleza (52) e o Red Bull Bragantino (52), que iniciaram a 34ª rodada à frente do time do Parque São Jorge, e se firmou no grupo com vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

Já o alvinegro da Baixada permanece com 42 pontos, na 11ª posição, com seis de vantagem para o Bahia, o 17º e primeiro da zona de rebaixamento.

Jô comemora gol do Corinthians sobre o Santos, em Itaquera
Jô comemora gol do Corinthians sobre o Santos, em Itaquera - Carla Carniel/Reuters

Clique aqui e simule os confrontos do Campeonato Brasileiro

Antes de a bola rolar, as duas equipes se ajoelharam no gramado em um protesto contra o racismo. O Dia da Consciência Negra foi celebrado no sábado (20).

Além de ter 70% de posse de bola, segundo o SofaScore, o alvinegro da capital passou a maior parte desse tempo no campo de ataque. Enquanto finalizou 14 vezes, os santistas só tiveram um arremate ao gol, em cabeçada de Diego Tardelli, à direita da meta de Cássio.

Do lado corintiano, Renato Augusto era quem ditava a partida. As principais jogadas passavam pelos pés dele, atento às subidas em velocidade de Gabriel Pereira pela direita e Róger Guedes, pela esquerda. Ficou barato para os santistas o placar zerado nos primeiros 45 minutos, devido ao volume produzido pelo rival.

"A gente não entrou para o primeiro tempo", resumiu o volante Camacho, na saída para o intervalo, irritado com a postura santista.

A bronca do meio-campista não surtiu efeito. Logo no segundo minuto da etapa final, o Corinthians abriu o placar com Jô. O atacante recebeu de Du Queiroz, girou sob a marcação e finalizou rasteiro.

Em vantagem, o time da casa seguiu com o controle da partida, embora com menos volume ofensivo do que na etapa inicial. Com paciência, conseguiu matar o jogo aos 39 minutos, com Gabriel, em jogada que foi iniciada por Willian, de volta à equipe após se recuperar de lesão.

Foi a sétima vitória consecutiva do Corinthians em Itaquera, num resultado importante para aliviar a pressão quase permanente sobre o técnico Sylvinho.

"Sabemos a pressão que sofremos para estar no G4. Quando eu cheguei me chamavam de louco porque o time ia cair, e agora estamos no G4", disse Renato Augusto. "Fizemos um grande jogo."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.