Siga a folha

Descrição de chapéu Futebol Internacional

Atacante galês Gareth Bale anuncia aposentadoria do futebol aos 33 anos

Jogador conquistou cinco vezes a Champions pelo Real Madrid e levou seu país à Copa no Qatar

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Paris | AFP

Aos 33 anos, o atacante galês Gareth Bale anunciou nesta segunda-feira (9) que pendurou as chuteiras depois de ter participado com a sua seleção da Copa do Mundo do Qatar. Os galeses foram eliminados na primeira fase do torneio.

"Depois de pensar cuidadosamente e com profundidade, anuncio minha aposentadoria imediata de clubes e do futebol internacional", escreveu em seus perfis nas redes sociais o agora ex-jogador. Ele defendeu Real Madrid e do Tottenham, entre outras equipes, e estava no Los Angeles FC, da liga norte-americana.

Bale disputou 17 temporadas como profissional. E venceu cinco vezes a Champions League, todas pelo Real Madrid, time pelo qual jogou de 2013 a 2022.

Gareth Bale comemora gol durante partida pela seleção do País de Gales na Copa do Mundo - Nicolas Tucat - 21.nov.22/AFP

"Eu me sinto incrivelmente sortudo por ter realizado o meu sonho de praticar o esporte que amo e que me proporcionou alguns dos melhores momentos da minha vida", afirmou Bale. "Desde meu primeiro jogo pelo Southampton até o último pelo LA, tudo o que aconteceu moldou uma carreira da qual sinto imenso orgulho e gratidão", acrescentou.

O astro galês jogou 111 partidas por sua seleção. Chegou às semifinais da Eurocopa de 2016 e foi um dos responsáveis por classificar o país para a Copa no Qatar depois de 64 anos de ausência no maior palco do futebol.

A carreira dele, contudo, também foi prejudicada nos últimos anos por constantes problemas físicos, que o impediram de jogar regularmente pelo Real Madrid.

Durante sua passagem pela equipe espanhola formou com Cristiano Ronaldo e Karim Benzema o ataque que ficou conhecido como "BBC".

Mas, segundo ele, os dias mais bonitos foram vividos com a seleção galesa. Nascido em Cardiff, o jogador com mais jogos e mais gols marcados (41) pela equipe nacional escreveu uma carta aberta à "família galesa", na qual diz que encerrar a sua carreira pela seleção é "de longe a decisão mais difícil" da sua carreira.

"Minha jornada no cenário internacional não mudou apenas minha vida mas também a pessoa que sou. A oportunidade de ser galês e ser convocado para jogar, de ser o capitão do País de Gales, deu-me algo incomparável com o restante de coisas que experimentei", finalizou.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas