Siga a folha

Descrição de chapéu Futebol Internacional

Zlatan Ibrahimovic anuncia aposentadoria do futebol aos 41 anos

Sueco vai ao gramado se despedir do Milan e avisa que está dando adeus ao esporte

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

AFP

O atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, que defendia o Milan, anunciou sua aposentadoria do futebol neste domingo (4), após a última partida da equipe no Campeonato.

"É hora de dizer adeus ao futebol, não a vocês", disse o jogador de 41 anos no estádio San Siro, após a vitória do Milan por 3 a 1 sobre o Hellas Verona. Lesionado, ele não atuou no jogo.

Ibrahimovic comemora gol do português Rafael Leão na partida Milan 3 x 1 Hellas Verona - Gabriel Bouys/AFP

"É muito difícil, sinto muitas emoções dentro de mim. Forza Milan, e adeus!"

O AC Milan, clube ao qual regressou no final de 2019 e o qual ajudou a regressar ao topo do futebol italiano, conquistando, em especial, o "Scudetto" de 2022, tinha anunciado uma cerimônia para "agradecer a Zlatan pelos momentos maravilhosos".

Devido às repetidas lesões, o sueco esteve praticamente impossibilitado de jogar nesta temporada. Ele voltou às competições em fevereiro, após uma cirurgia no joelho esquerdo em maio de 2022.

Ibrahimovic começou jogando em apenas uma partida nesta temporada, em março, na vitória por 3 a 1 sobre a Udinese. Naquela partida, ele se tornou o jogador mais velho a marcar na história da Serie A. No final de março, ele ainda tinha esperança de jogar a Eurocopa 2024, que será realizada na Alemanha.

Mas o atacante teve uma lesão na panturrilha durante o aquecimento antes de um jogo em abril e terminou a temporada sem jogar.

"Só podemos agradecer-lhe por tudo o que fez por nós. É triste que um campeão como ele nunca mais jogue futebol", disse o técnico Stefano Pioli.

Ibrahimovic cumprimenta jogadores do Milan, vestidos com camisa com seu número e seu nome, após partida contra o Hellas Verona - Gabriel Bouys/AFP

Zlatan Ibrahimovic também havia conquistado o título de campeão italiano em 2011.

Em uma carreira em que atuou por várias grandes equipes europeias, como Ajax, Juventus, Internazionale, Barcelona, Paris Saint-Germain e Manchester United, Ibrahimovic acumula títulos nacionais: dois na Holanda, cinco na Itália (três vezes com a Inter e duas com o Milan), um na Espanha e quatro na França.

Entre sua saída do Manchester United e seu retorno ao Milan, ele atuou pelo Los Angeles Galaxy, de março de 2018 a novembro de 2019.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas