Siga a folha

Japão faz 5 na Zâmbia e aplica a maior goleada da Copa até o momento

Seleção asiática trabalhou no ataque e dominou equipe africana com gols de estreantes em Mundiais

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Pelotas (RS)

O Japão venceu a Zâmbia por 5 a 0, em Hamilton, na Nova Zelândia, na madrugada deste sábado (22), hora de Brasília. O jogo abre o terceiro dia de Mundial, de acordo com o horário brasileiro, com a maior goleada da Copa do Mundo de 2023 até o momento.

Com a vitória larga, as japonesas garantiram a liderança do grupo C, que tem a Espanha em segundo lugar depois de vitória contra a Costa Rica, por 3 a 0, na madrugada de sexta (21), hora de Brasília.

Campeãs da Copa de 2011, disputada na Alemanha, as japonesas contaram com estreantes em Mundial para converter em goleada a superioridade demonstrada em campo, algo que os Estados Unidos, favoritos ao título, demoraram a fazer contra o Vietnã na noite de sexta. A Inglaterra, seleção também favorita, teve ainda mais dificuldades para superar o Haiti, por 1 a 0, apesar de dominar o jogo na madrugada deste sábado.

A atacante número 09 do Japão, Riko Ueki, comemora após marcar um pênalti e o quinto gol do time durante a partida de futebol do Grupo C da Copa do Mundo Feminina no Waikato Stadium, em Hamilton - Saeed Khan/AFP

O duelo entre asiáticas e africanas teve forte ofensiva do Japão, o que obrigou as zambianas a permaneceram na defesa. Mas não foi possível segurar o avanço das japonesas por muito tempo. Já aos 21 minutos Tanaka balançou a rede. Após a revisão do VAR, o gol foi anulado por indicar impedimento.

Somente aos 43 minutos o placar foi aberto. Hinata Miyazawa completou a jogada de Aoba Fujino e empurrou a bola para dentro da rede.

No segundo tempo, mais uma anulação. Tanaka novamente finalizou um cruzamento aos cinco minutos, mas o VAR identificou novamente o impedimento da atacante.

Finalmente, aos dez minutos da segunda etapa do jogo, Tanaka fez o segundo gol da seleção japonesa. A partir daí foi uma série de gols em cima da Zâmbia. Aos 16, Miyazawa empurrou a bola de novo para a rede depois de boa jogada e passe de Tanaka na linha de fundo.

Logo em seguida, Endo entrou na área após troca de passes e registrou 4 a 0 para o Japão. A seleção africana até tentou impedir o avanço das japonesas, mas não conseguiu segurar o ataque dominante.

Nos últimos segundos, Ueki decretou a goleada por 5 a 0 em segunda cobrança de pênalti, após a primeira, que explodiu na trave, ser anulada pela árbitra.

O Japão encara a Costa Rica na próxima quarta-feira (26), às 2h, horário de Brasília. Já a Zâmbia enfrenta a Espanha às 4h30 do mesmo dia.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas