Inglaterra vence Haiti com dificuldade por 1 a 0 em estreia na Copa do Mundo

No outro jogo do grupo, Dinamarca supera China com gol nos minutos finais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma das favoritas ao título da Copa do Mundo feminina de 2023, a seleção da Inglaterra estreou no torneio neste sábado (22) com vitória por 1 a 0 sobre a modesta equipe do Haiti.

O resultado deixa a equipe britânica na primeira colocação do Grupo D, empatada com a Dinamarca. As nórdicas derrotaram a China logo na sequência, também pelo placar mínimo, no outro jogo da chave.

Georgia Stanway anotou o gol das inglesas sobre as haitianas aos 29 minutos do primeiro tempo, em pênalti marcado com auxílio do VAR (árbitro assistente de vídeo) após a defensora Batcheba Louis ter bloqueado um cruzamento pelo alto com as mãos.

Inglesas comemoram gol da vitória; goleira haitiana Kerly Théus foi o destaque do jogo
Inglesas comemoram gol da vitória; goleira haitiana Kerly Théus foi o destaque do jogo - Dan Peled/Reuters

A goleira Kerly Théus chegou a defender a primeira batida de Stanway, mas havia se adiantado de forma irregular sobre a linha do gol. A arbitragem ordenou a repetição da cobrança, e a camisa 8 não desperdiçou.

Atual campeã da Europa e quarta melhor seleção do mundo de acordo com a pontuação da Fifa, a Inglaterra passou a ter mais dificuldades do que o esperado diante de uma dedicada e organizada seleção haitiana. As caribenhas disputam o Mundial pela primeira vez e ocupam apenas o 53º lugar no ranking internacional.

Mesmo com ampla posse de bola e domínio das ações, as favoritas tinham dificuldades para finalizar com clareza e passaram a apostar em cruzamentos na parte final. Quando chegaram em boas condições, esbarraram em uma atuação segura da goleira Théus.

Enquanto isso, o Haiti conseguia assustar nos contra-ataques, em jogadas comandadas quase sempre pela armadora Nerilia Mondesir.

O gol de empate quase saiu aos 36 minutos da etapa complementar, quando a camisa 10 acionou Roseline Éloissaint com liberdade na área. Desta vez, quem brilhou foi a goleira inglesa Mary Earps, em defesa providencial com o pé esquerdo para salvar o chute cruzado e rasteiro da atacante hatiana.

A partida foi disputada diante de 44 mil espectadores no estádio de Brisbane, na Austrália.

No outro jogo do grupo, a Dinamarca (13ª no ranking) levou a melhor em um duelo muito disputado e equilibrado até os momentos finais diante da China (14ª). As equipes mediram forças em Perth, também na Austrália, com público de 16,9 mil pessoas.

As nórdicas só chegaram ao gol da vitória aos 44 minutos do segundo tempo, com Amalie Vangsgaard, de cabeça, em cobrança de escanteio. A camisa 9 havia sido acionada do banco de reservas pouco antes, aos 39 minutos.

Na segunda rodada, a Inglaterra enfrentará a Dinamarca em um confronto direto pela liderança, enquanto o Haiti vai encarar a China. Ambos os duelos estão marcados para a sexta-feira (28).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.