Siga a folha

Suíça e Noruega avançam às oitavas da Copa do Mundo

Empate com a Nova Zelândia basta às suíças; norueguesas sobrevivem com goleada

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Sem gols no fechamento do Grupo A, a Suíça eliminou a Nova Zelândia, uma das anfitriãs da Copa do Mundo feminina, na madrugada de domingo (30). O país-sede foi o primeiro da história a ser desclassificado na primeira fase do torneio. A goleada da Noruega sobre as Filipinas, 6 a 0, garantiu a o time nórdico o segundo lugar da chave.

O empate de 0 a 0 entre Suíça e Nova Zelândia, no Forsyth Barr Stadium, em Dunedin, na Nova Zelândia, frustrou a expectativa das neozelandesas, que, apesar de não ter tradição na Copa do Mundo, esperavam avançar na próxima fase para tentar maior representatividade no Mundial. O país participou de cinco das oito edições da Copa do Mundo feminina, todas com resultados acima da décima colocação.

Suíça elilmina Nova Zelândia da Copa do Mundo feminina 2023 - Sanka Vidanagama / AFP

Já a Noruega avançou nesta edição do torneio pelo saldo de gols, incrementado pelo resultado de seis gols contra as Filipinas na partida realizada no Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia. A equipe norueguesa, que venceu o Mundial em 1995, terminou o Grupo A com quatro pontos, um a menos que a líder Suíça.

Vitória com gol adversário

A seleção da Noruega demonstrou sua superioridade desde os primeiros minutos da partida e terminou o primeiro tempo com 13 finalizações.

O primeiro gol foi marcado pela centroavante Sophie Haug, que ainda balançaria a rede mais duas vezes. Caroline Graham e Guro Reiten foram autoras de outros dois gols. E teve, ainda, um gol contra da lateral direita filipina Alicia Barker.

A Noruega volta aos gramados no próximo sábado (5) pelas oitavas da Copa do Mundo feminina contra a primeira colocada do Grupo C. A Suíça disputa partida com a segunda colocada do Grupo C na mesma data.

Noruega vence Filipinas por goleada na Copa do Mundo feminina - Saeed KHAN / AFP

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas