Siga a folha

Franceses estreiam em Paris-2024 com empate no rúgbi contra os Estados Unidos

Liderada por Antoine Dupont, seleção da casa é considerada uma das favoritas na competição

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A França estreou nos Jogos Olímpicos de Paris nesta quarta-feira (24) com um empate por 12 a 12 contra os Estados Unidos no rúgbi de sete.

Diante de um Stade de France lotado, um dos jogos mais aguardados pela torcida da casa nesse início de competição teve um resultado mais vantajoso para os visitantes, que arrancaram pontos de uma das seleções favoritas ao título.

A expectativa sobre a seleção francesa de rúgbi é puxada pela presença de Antoine Dupont, considerado um dos melhores jogadores da versão tradicional do esporte, com 15 jogadores (union). Ele migrou de modalidade especialmente para jogar as Olimpíadas.

Antoine Dupont, da equipe francesa de rúgbi, em lance com o americano Naima Fuala-au, durante primeira partida de ambas as seleções em Paris-2024 - Phil Noble - 24.jul.24/Reuters

Em dois tempos de sete minutos, França e Estados Unidos anotaram cada um dois tries —jogada que rende cinco pontos e acontece quando um jogador passa pela linha de gol do adversário e coloca a bola no chão. Os outros pontos foram conquistados com chutes de conversão, que valem dois pontos.

Além dos tries do time americano, torcedores dos EUA, em menor número, comemoraram cada momento em que apareceram nos telões do Stade de France.

A torcida francesa fez sua parte. Empolgados com bandeirinhas espalhadas pelo estádio desde a contagem regressiva de 10 segundos para o início do jogo, o público ovacionou os jogadores de ambos os times a cada ataque promissor ou disputa de bola. Mas foram os piques de corrida e passes de Dupont que mais arrancaram aplausos e gritos das arquibancadas.

Esporte popular na França, o rúgbi apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Paris em 1900, na modalidade union, foi disputado em 1908 e 1920 e saiu do programa após as Olimpíadas de 1924, que também aconteceram na capital francesa.

O esporte voltou aos Jogos de Rio-2016, desta vez na versão de sete jogadores, e se mantém no programa desde então.

Em Paris-2024, os dois torneios (masculino e feminino) têm 12 equipes, divididas em três grupos. Avançam às quartas de final os dois melhores de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados.

Público chega ao primeiro jogo de rúgbi entre Samoa e Austrália no Stade de France, em Saint-Denis, em Paris - Mathilde Missioneiro - 24.jul.24/Folhapress

Outros favoritos entre os homens são a Argentina, as multicampeãs mundiais África do Sul e Nova Zelândia e Fiji —que completa, junto com Uruguai, o grupo de França e Estados Unidos.

As medalhas do masculino serão definidas no sábado (27). No domingo (28), começará o torneio feminino, com participação brasileira. As Yaras terminaram o circuito mundial da modalidade no top 10 do mundo e sonham com a classificação para as quartas de final. Enfrentarão França, Estados Unidos e Japão.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas