Siga a folha

Descrição de chapéu Causas do Ano

Funk alerta sobre violência sexual na infância

MC Balbuena adere ao movimento #AgoraVcSabe, do Instituto Liberta, e lança videoclipe para mostrar importância de denunciar abusos cometidos dentro de casa

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Giovanna Balogh
São Paulo

"Eu não sabia, agora eu sei, você não sabia, agora você sabe, ouça o grito que transcende lá do fundo". Com esse refrão, o MC Balbuena lançou seu clipe para chamar atenção sobre o combate à violência e o abuso sexual contra crianças e adolescentes.

O clipe é uma parceria com o Instituto Liberta, que lidera o movimento #AgoraVcSabe para dar visibilidade a um problema que diz respeito a 75% dos casos de violência sexual no país, cometidos contra vítimas na infância ou na adolescência.

Imagem do clipe de mãe consolando vítima de violência sexual na infância - Divulgação/Suburbano

O clipe mostra uma mãe tentando consolar e proteger o filho pequeno, que é abusado pelo próprio pai, e foi lançado na noite desta quinta-feira (7) no canal do Quebrando Tabu no YouTube.

Em entrevista à Folha, Vinícius Silva, conhecido como MC Balbuena, diz que tem recebido mensagens de pessoas que foram vítimas de abusos dentro de casa e que estão tendo coragem de falar após ver o clipe.

"A ideia é essa de dar voz às pessoas. É uma forma de gritar por socorro para crimes que acontecem por conhecidos, dentro da própria casa", afirma o músico, que é da Vila Brasilândia, na zona norte de São Paulo.

Essa foi a primeira vez que MC Balbuena escreveu sobre violência sexual. Suas músicas falam sobre sentimentos e a realidade da periferia.

"Foi um um convite de última hora do Instituto Liberta e, no mesmo dia, fui estudar e me aprofundar no tema para trazer a melhor mensagem para a música. Imediatamente convoquei o DJ Guh Mix para fazer a produção musical. Creio que esse projeto mudará muitas vidas."

MC Balbuena, da Vila Brasilândia, lançou clique para falar sobre a violência sexual na infância e adolescência - Juliana Pedutti

O músico diz que é preciso erguer essa bandeira contra a violência sexual na infância e adolescência. "O movimento #AgoraVcSabe traz representatividade e coragem para que pessoas não se calem ao passar por qualquer tipo de violência sexual. Denunciem e se abram com quem pode ajudá-las."

Para a presidente do Instituto Liberta, Luciana Temer, as imagens e a letra da música são potentes.

"O Liberta vem lutando para o Brasil enxergar, falar e enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes. Muito simbólico ter um funk que chama para a quebra do silêncio. A música e o clipe vão ajudar na mudança dessa cultura perversa de violência", diz.

Os dados do Anuário de Violências do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, de 2021, mostram que 67% dos casos acontecem dentro das residências e 86% são praticados por conhecidos das vítimas.

A letra e a música foram compostas pelo MC, que teve a filmagem custeada pelo Liberta. "Muitas pessoas se calam porque o abusador é algum familiar ou parente. A mensagem dessa música é justamente essa: não se cale", afirma Luciana Temer.

PRÓXIMA PASSEATA VIRTUAL

O Instituto Liberta organiza para o próximo dia 28 de julho a terceira passeata virtual do #AgoraVcSabe. Para participar, basta gravar um vídeo no site da campanha repetindo a seguinte frase:

"A violência sexual contra a criança e o adolescente é uma realidade. Eu fui vítima e agora você sabe!"

Os participantes devem ter mais de 18 anos e não precisam dar detalhes do que aconteceu nem como foram vítimas. Basta dar voz e o rosto para participar do movimento que quer mostrar que a violência sexual na infância e na adolescência atinge todas as classes sociais.

COMO GRAVAR SEU VÍDEO PARA O LEVANTE VIRTUAL

  1. Acesse agoravocesabe.com.br pelo celular ou desktop

  2. Clique em 'Já fui vítima' para conhecer os tipos de violência

  3. Clique em 'Gravar', declare ser maior de 18 anos e aceite o termo de uso de imagem

  4. Posicione seu rosto no círculo e leia o texto que aparece na tela

  5. Refaça o vídeo se desejar

  6. Clique em 'Enviar'

  7. Deixe seu email se quiser receber uma notificação sobre quando seu rosto irá aparecer na passeata virtual

A causa de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes tem o apoio do Instituto Liberta, parceiro da plataforma Social+.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas