Descrição de chapéu Causas do Ano

Passeata virtual contra violência sexual na infância sai nesta terça-feira

Movimento #AgoraVcSabe, liderado pelo Instituto Liberta, promove segunda edição do levante para tirar problema da invisibilidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em mais uma edição virtual, a segunda passeata contra a violência sexual sofrida por crianças e adolescentes sai nesta terça-feira (14). O levante será transmitido ao vivo, a partir do meio-dia, no site do movimento #AgoraVcSabe.

Milhares de vozes vão se unir neste levante para dar visibilidade a um problema que diz respeito a 75% dos casos de violência sexual no país, cometidos contra vítimas na infância ou na adolescência. ​

Criado pelo Instituto Liberta, o movimento #AgoraVcSabe é para que os adultos abusados, violentados ou explorados sexualmente quando crianças rompam o silêncio.

Famosos como a apresentadora Angélica, a empresária Luiza Brunet e a ex-masterchef Valentina Schulz aceitaram o convite do instituto para serem embaixadores do movimento. Eles gravaram vídeos para a TV Folha no qual falam sobre seu engajamento na causa e como se reconheceram publicamente como vítimas de abusos.

cartaz contra violência sexual de crianças e adolescentes
Levante virtual contra violência sexual de crianças e adolescentes - Divulgação/Instituto Liberta

PARTICIPE DA PASSEATA VIRTUAL

A passeata vai reunir rostos dos vídeos pré-gravados na plataforma #AgoraVcSabe subindo simultaneamente na tela, como se estivessem caminhando em uma manifestação na rua.

Todas as pessoas que foram vítimas de violência sexual na infância e na adolescência podem gravar os seus vídeos. Só é preciso ter mais de 18 anos para participar.

Quem ainda não participou, pode enviar seu vídeo pelo site do movimento repetindo a seguinte frase: "A violência sexual contra a criança e o adolescente é uma realidade. Eu fui vítima e agora você sabe!"

A presidente do Instituto Liberta, Luciana Temer, explica que é necessário romper o silêncio em torno do tema, que ainda é tabu na sociedade.

"O silêncio é pactuador da violência, a torna invisível", afirma, acrescentando a importância de discutir o assunto dentro de casa e nas escolas, pois a maioria das vítimas é violentada por pessoas de confiança da família.

Os participantes da passeata virtual não precisam relatar o que viveram e aparecerão uma vez no meio da multidão. "É um grito contra a violência, é um conjunto de frases ditas por todos nós", diz Luciana.

COMO GRAVAR SEU VÍDEO PARA O LEVANTE VIRTUAL

  1. Acesse agoravocesabe.com.br pelo celular ou desktop

  2. Clique em 'Já fui vítima' para conhecer os tipos de violência

  3. Clique em 'Gravar', declare ser maior de 18 anos e aceite o termo de uso de imagem

  4. Posicione seu rosto no círculo e leia o texto que aparece na tela

  5. Refaça o vídeo se desejar

  6. Clique em 'Enviar'

  7. Deixe seu email se quiser receber uma notificação sobre quando seu rosto irá aparecer na passeata virtual

A causa de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes tem o apoio do Instituto Liberta, parceiro da plataforma Social+.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.