Siga a folha

Descrição de chapéu Livros Flip

Flip convida autora portuguesa que recusou prêmio Oceanos em 2017

Maria Teresa Horta, autora de 'Anunciações', participará da festa literária por vídeo

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

A escritora portuguesa Maria Teresa Horta - Reprodução

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A portuguesa Maria Teresa Horta, uma das principais vozes da literatura lusitana, será uma das participantes da Flip neste ano. Ela vai participar da festa literária por vídeo.

ouco conhecida no Brasil, ela se tornou mais conhecida no país quando foi eleita como uma das ganhadoras do Prêmio Oceanos 2017 e depois recusou o troféu.

Na ocasião, o livro "Anunciacões", de Horta, havia ficado em quarto lugar, empatado com "Simpatia Pelo Demônio". No livro, ela imagina o amor entre a Virgem Maria e o arcanjo Gabriel.

"Faço-o por respeito pela Literatura, por respeito pelas minhas leitoras e os meus leitores, e sobretudo pelo respeito que devo a mim própria e à minha já longa obra", disse ela na ocasião, em carta ao organizadores do Oceanos, ao recusar os R$ 15 mil que receberia.

Horta é poeta e iniciou sua carreira nos anos 1960. É um dos nomes importantes na luta contra o salazarismo em Portugal ---à época, ela publicou junto a Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa o livro "Novas Cartas Portuguesas", que se tornou um ícone da contestação à ditadura.

O grupo de escritoras passou a ser conhecida como "As Três Marias". O livro denunciava a repressão salazarista e fazia denúncias contra a opressão da mulher na sociedade. Maria Teresa Horta também se tornou um dos principais nomes do feminismo português.

Em nota, a curadora da Flip, Joselia Aguiar, destacou que Horta e Hilda Hilst, a homenageada do ano, são da mesma geração e assistiram a episódios políticos e culturais semelhantes.

“Nessa sessão da Flip, em um formato muito especial que anunciaremos em breve, além de homenagear Maria Teresa Horta iremos marcar o laço entre poetas do Brasil e de Portugal", disse Aguiar.

A autora publicará no Brasil, pela Oficina Raquel, "Antologia de Poesia Erótica", organizada por Luis Maffei. O volume revisita a obra da autora desde seu primeiro livro.

Além desse, é possível encontrar no Brasil obras como "Azul-Cobalto" (Oficina Raquel), "Cem Poemas [Antologia Pessoal] + 22 Inéditos" (7letras) e "Poemas do Brasil" (Brasiliense).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas