Siga a folha

Descrição de chapéu Cinema

Obra de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca disputará no Festival de Berlim

'Rise', que acompanha um grupo de rappers no subúrbio de Toronto, disputa na seção de curtas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Escalada para representar o Brasil na próxima Bienal de Veneza, a artista Bárbara Wagner fará antes uma escala na capital alemã. Seu mais recente trabalho, "Rise", competirá pelo Urso de Ouro de melhor curta-metragem no Festival de Berlim.

A obra, feita em parceria com o parceiro, Benjamin de Burca, documenta o trabalho de jovens rappers e poetas, a maioria marginalizados, que se encontram num centro comunitário no subúrbio da cidade de Toronto. A dupla de artistas filmou as apresentações desses grupos numa estação de metrô de uma linha recém-inaugurada.

"As novas galerias subterrâneas de Toronto simbolizam a conexão do centro da cidade com zonas periféricas como a de Scarbourough, revelando a dimensão alegórica de sua escolha como cenário", diz o texto que apresentou a obra na galeria Fortes D'Aloia & Gabriel, em São Paulo, onde o trabalho foi exposto entre setembro e outubro do ano passado.

Em Berlim, "Rise" competirá com filmes como o argentino "Blue Body", de Manuel Abramovich, que aborda o trabalho de homens que se prostituem nas ruas de Berlim, e "Entropia", da húngara Flóra Anna Buda, que traz personagens em luta contra o que a diretora chama de "coerção capitalista e heteronormativa".

O Brasil também comparecerá ao Festival de Berlim com longas-metragens. "Marighella", de Wagner Moura, integra a programação principal. Já “Greta”, de Armando Praça, e “Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar”, de Marcelo Gomes, farão parte da mostra Panorama, seção paralela à competição pelo Urso de Ouro.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas