Siga a folha

Meu filho era saudável e era hora dele, diz mãe de modelo morto na SPFW

Mãe também afirmou que Tales Cotta não era epilético e que havia se alimentado

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A mãe do modelo que morreu durante um desfile da 47ª São Paulo Fashion Week afirmou que o rapaz era saudável e havia se alimentado. Ela ainda disse ainda que "fatalidades acontecem" e que era "hora" do filho. 

Tales Newton Gomes Alvarenga Soares, 26, conhecido como Tales Cotta, morreu após uma queda durante o desfile da grife Ocksa na noite de sábado (27). 

A mãe do modelo, Heloísa Cotta, fez um post em rede social afirmando que o rapaz tinha boa saúde e rebatendo especulações sobre sua saúde e hábitos. 

"Gostaria de deixar claro aqui principalmente para algumas matérias da mídia que o Tales Cotta não estava sem se alimentar, porque eu como mãe sempre me preocupei com a saúde dele e ele também. Poucos minutos antes do desfile perguntei se havia alimentado e ele me respondeu que tinha comido bastante", escreveu. 

Modelo da grife Ocksa reage ao ver Thales Soares desmaiar durante desfile na SPFW - Rahel Patrasso/Xinhua

Ela afirmou ainda que o jovem cuidava da saúde. "Sempre teve muita saúde e sempre se cuidava com exames periódicos, portanto as fatalidades acontecem e era a hora dele. Estamos todos aqui de passagem", disse. "Meu filho era um menino de ouro. Não tinha vícios. Vai me fazer muita falta". 

A reportagem procurou a mãe do rapaz, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O velório do rapaz será nesta segunda-feira (29), na Capela do Hospital Cesar Leite, em Manhuaçu (MG).

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirmou que o caso foi registrado como morte suspeita. De acordo com a pasta, o rapaz morreu às 18h40 após passar mal. O agente dele compareceu ao 14º Distrito Policial (Pinheiros). 

Ainda segundo o governo estadual, ele foi socorrido ao Hospital Sorocabano, onde teve parada cardiorrespiratória e morreu. Foi solicitado exame necroscópico à vítima. 

Alexandra Soares, irmã de Thales, também afirmou que o modelo era saudável em entrevista à Globo News. 

"Um rapaz que fazia crossfit, yoga, meditava, tinha uma alimentação super saudável, não usava drogas. Então, assim, é difícil entender", disse. "O médico diz que poderia ser um mal congênito, os exames que ele fez no hospital não deram nada, não acusaram nada. Mas só mesmo o laudo da necropsia para dizer o que houve".

A agência de modelos responsável pela carreira de Tales também emitiu nota sobre o assunto, na qual afirma que ele sempre teve "comportamento exemplar". "O modelo não era estreante, já desfilou em outras edições tanto do SPFW, quanto outros importantes eventos de moda, como a Casa de Criadores", diz.

A agência afirmou que o rapaz nunca apresentou ou se queixou de problemas de saúde. "Ele mantinha uma dieta saudável (era vegetariano), não usava substâncias ilícitas e estava em plenas condições para participar do desfile", diz a nota.

A empresa afirma aguardar o laudo médico. "Pedimos respeito nesse momento de profunda tristeza. Estamos prestando toda a assistência à família e amigos de Tales Cotta, que estará para sempre em nossos corações e memória".

Tales nasceu em Manhuaçu, em Minas Gerais, e era formado em educação física pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Em uma entrevista à revista Harper's Bazaar, publicada no ano passado, Tales afirmou que iniciou a carreira de modelo aos 18 anos. "Sempre me dediquei aos estudos e me formei em educação física; logo depois, me mudei para São Paulo para investir mais na carreira de modelo e fui agenciado pela Base MGT", afirmou ele, que sonhava em seguir a carreira internacional.

Ele disse à publicação que, apesar de ser formado em educação física, pretendia entrar para o ramo da gastronomia depois da moda, uma carreira curta. Entre seus hobbies, estava a capoeira e a prática de esportes.

"Não sigo nenhuma dieta, adoro comer! E, apesar de ter estudado educação física, também não gosto de ir à academia. Gosto de esportes ao ar livre e pratico capoeira. Além disso, conto com uma genética boa, mas às vezes como miojo em plena semana de moda, então procuro praticar esportes para equilibrar", disse.

A São Paulo Fashion Week emitiu nota afirmando que o modelo teve um mal súbito e foi prontamente atendido pelos socorristas. "Foi levado ao hospital com vida, sem indicação que viria a falecer". 

A direção do evento afirmou que, com a notícia da morte, reuniu marcas e deu a opção de cancelar o evento. "Mesmo abalados, todos decidiram manter os desfiles. Foi decidido também pelo minuto de silêncio na abertura de cada um". 

A nota afirma ainda lamentar a morte de Tales, "e mais uma vez prestamos nossas condolências a família. Estamos prestando toda assistência necessária neste triste momento".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas