Morre modelo que passou mal e desmaiou durante desfile da SPFW

Jovem de 26 anos caiu na passarela e foi levado para o hospital, mas não resistiu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O último dia de desfiles da 47ª São Paulo Fashion Week ficará marcado para sempre como um dos raros eventos de moda, se não o primeiro, em que um modelo morreu em plena passarela.

Nos primeiros segundos da apresentação do estilista Igor Bastos, da grife Ocksa, Thales Soares, conhecido como Tales Cotta, de 26 anos, caiu ao mostrar um look assimétrico azul com detalhes verde-limão. 

Dado o espírito performático do desfile, o baque no chão de cimento batido pareceu uma intervenção plástica para os convidados que assistiam da primeira fila. 

Modelo da grife Ocksa reage ao ver Thales Soares desmaiar durante desfile na SPFW
Modelo da grife Ocksa reage ao ver Thales Soares desmaiar durante desfile na SPFW - Rahel Patrasso/Xinhua

Logo, no entanto, viram que o tremor no corpo e a espuma que saía da boca do modelo da agência Base Mgt não era encenação. Ele estava agonizando, de verdade, diante de centenas de pessoas. 

A trilha musical, de sons eletrônicos agressivos produzida pelo DJ Augusto Correa, parou assim que dois bombeiros invadiram às pressas a passarela. Menos de um minuto depois ele sairia carregado numa maca, com o semblante estático e a pele avermelhada. 

À musica do desfile, que incrivelmente foi retomado após o incidente, se somaram as sirenes da 
ambulância na área externa para onde ele foi levado. 

Aparentemente ainda com vida, ele foi socorrido por cerca de 12 bombeiros que cercavam a ambulância e tentavam reanimá-lo no local. Menos de três minutos depois, quatro deles fecharam as portas e saíram em direção ao Pronto Socorro Municipal da Lapa.

Ainda não eram 18h deste sábado, havia uma programação com outros quatro desfiles a cumprir, todos atrasados, e a produção do evento decidiu continuar. 

Quando a notícia da morte chegou por volta das 19h, via Luminosidade, empresa que organiza a São Paulo Fashion Week, a comoção tomou conta do Arca, o galpão na zona oeste que abriga o evento desde o ano passado. 

Jornalistas abandonaram a cobertura e um dos donos da Cartel 011, Cris Resende, por telefone, instruiu seus funcionários a fechar o ponto da loja multimarcas que havia aberto as portas dentro do galpão. 

O diretor do evento se negou a acatar a decisão e pediu que a loja ficasse aberta até as 22h. Aberta ficou, mas os funcionários ficaram sentados sem vender uma única camiseta moderninha. 

Um minuto de silêncio foi feito em memória do morto pouco antes do desfile da grife Piet, comandada pelo estilista Pedro Andrade. 

Modelos que participam do evento e jornalistas amigos do modelo que o visitaram pouco antes de sua morte afirmaram a este repórter que ele parecia bem e feliz antes da apresentação, mas nervoso e de estômago vazio. 

Uma delas, Isa Mel, da Oxygen Models, explicou que ele não comeu porque era vegetariano e não havia esse tipo de comida no camarim. 

Por volta das 19h, a SPFW emitiu um comunicado informando a morte do modelo em decorrência do que chamou de mal súbito. Não deu nenhum detalhe, e a direção disse que só se pronunciaria depois que um laudo médico fosse concluído.

Os organizadores se limitaram a dizer que o jovem “foi prontamente atendido pela equipe de socorristas e em seguida levado ao hospital, mas infelizmente não resistiu”.

“Lamentamos esta fatalidade e prestamos nossas sinceras condolências à família de Tales”, acrescenta o comunicado. Procurado, Paulo Borges, fundador e diretor da SPFW, não foi visto após o incidente.

Até o fechamento desta edição, os food trucks montados ali continuavam a vender a carne, pizza e hambúrgueres gourmet.

Tudo parecia normal, não fosse a atmosfera de luto que tomou as salas de desfile. Foi a despedida melancólica de uma temporada que poderia ser esquecida, mas será lembrada como a mais triste da trajetória da São Paulo Fashion Week.

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.