Siga a folha

Morre Art Neville, pioneiro do funk de Nova Orleans, aos 81 anos

Cantor e tecladista integrou as bandas The Meters e Neville Brothers

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Morreu nesta segunda (22) o cantor e tecladista Art Neville, co-fundador das bandas de funk The Meters e Neville Brothers, em sua casa, em Nova Orleans, aos 81 anos. A informação foi confirmada pelo empresário do músico em nota, e a causa da morte não foi explicitada.

Art Neville canta com os Neville Brothers no New Orleans Jazz and Heritage Festival em Nova Orleans, Louisiana, EUA - Chris Graythen/Getty Images North America/AFP

Voz por trás do "Mardi Gras Mambo", Neville havia se aposentado no ano passado, em decorrência de problemas de saúde. No início dos anos 2010, ele chegou a participar de turnês com os ex-companheiros da The Meters, banda que ajudou a fundar em 1964 e que é considerada uma das pioneiras do funk de Nova Orleans.

Com pegada jazzística, seus hits se mantiveram vivos até hoje graças a DJs e rappers, que samplearam dezenas de vezes músicas como "Cissy Strut".

Com o fim da The Meters nos anos 1970, Neville formou uma banda com os irmãos Aaron, Cyril e Charles, batizada de Neville Brothers. Eles encerravam anualmente o tradicional evento de jazz de Nova Orleans, o New Orleans Jazz & Heritage Festival. Charles morreu em abril do ano passado.

Apelidado de "Poppa Funk", Neville ganhou três prêmios Grammy, um deles pelo reconhecimento de sua trajetória. O músico deixa um filho, Arthel, e a mulher, Lorraine.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas