Siga a folha

Descrição de chapéu

Banksy: imagens inéditas mostram artista secreto trabalhando

Livro traz fotografias capturadas pelo ex-agente do artista, mas nenhuma delas mostra seu rosto

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

BBC News Brasil

Banksy de costas. É assim que o famoso artista britânico, que nunca teve sua identidade publicamente revelada, aparece em fotos inéditas publicadas num livro no Reino Unido.

As imagens de bastidor capturam o que aparentemente é Banksy em ação, criando diversas obras de arte famosas em vários locais. Nenhuma delas, no entanto, mostra seu rosto.

Elas foram tiradas por seu ex-agente, o fotógrafo Steve Lazarides, que trabalhou com ele por mais de uma década e que agora lança um livro chamado "Banksy Captured" (Banksy capturado).

Fotografia tirada por Steve Lazarides, ex-agente de Bansky, e que agora lança um livro chamado "Banksy Captured" (Banksy capturado) - Steve Lazarides

Lazarides disse que trabalhou com Banksy por "11 anos gloriosos, durante os quais violamos todas as regras possíveis, além de algumas leis".

"Eu odeio o mundo da arte. Eu só me tornei parte dele porque o Banksy catapultou o movimento até a estratosfera", ele disse. "Foi uma aventura. Mas estou feliz por ter saído dela e prestes a embarcar na próxima."

Lazarides vem da mesma cidade de Bansky, Bristol, no Reino Unido, e foi contratado para fazer o perfil do artista em 1997, o que levou a uma parceria de 11 anos. Ele trabalhou como agente de Banksy e seu fotógrafo, motorista e galerista.

Fotografia tirada por Steve Lazarides, ex-agente de Bansky, e que agora lança um livro chamado "Banksy Captured" (Banksy capturado) - Steve Lazarides

É mesmo o Banksy?

Editor digital da região oeste da Inglaterra na BBC, Chris Kelly tenta responder a essa pergunta: 

Em 20 anos trabalhando como jornalista em Bristol, escrevi dezenas de histórias sobre o Banksy, fui a muitos shows e tirei mais fotos de sua obra de que eu me lembre. Mas só uma vez eu vi quem eu pensei ser esse artista secreto de Bristol.

Em 2015, fui convidado para um misterioso evento em uma piscina aberta. Acabou que era Dismaland, um parque temático inaugurado por Banksy naquele ano.

Fotografia tirada por Steve Lazarides, ex-agente de Bansky, e que agora lança um livro chamado "Banksy Captured" (Banksy capturado) - Steve Lazarides

Eu fui um dos primeiros jornalistas a entrar na área e passei a manhã olhando a esquisita e maravilhosa coleção de arte com temática depressiva.

Mas quando estava saindo, havia uma porta aberta que levava a um escritório. Dentro havia um grupo de pessoas, uma das quais tinha um cabelo escuro bagunçado que já tinha visto em algumas fotos.

O segurança viu que eu estava olhando para dentro do escritório e me empurrou para fora. O Banksy valoriza muito seu anonimato —e é isso o que faz dessas fotos raras dele em ação muito mais interessantes.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas