Siga a folha

Suspeito de ataque a Porta dos Fundos está na lista de alerta máximo da Interpol

Apontado como um dos autores do atentado à sede do canal de humor foi incluído na Difusão Vermelha da polícia internacional

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

O empresário Eduardo Fauzi Richard Cerquise, 41, está agora na lista dos mais procurados da Interpol. 

Apontado como um dos autores do ataque à sede do Porta dos Fundos, ele foi incluído na Difusão Vermelha da Interpol, a polícia internacional. Trata-se do alerta máximo da entidade.

Fauzi está na Rússia desde o fim do ano, após decolar num voo da Air France no dia 29 de dezembro

Viajou para o país de Vladimir Putin, onde já morou no passado e tem um filho residente, um dia antes de ser alvo de um mandado de prisão. 


Considerado foragido, ele disse ao Projeto Colabora que pretende pedir asilo ao Kremlin. Brasil e Rússia têm acordo de extradição que contempla o caso do empresário, que tem um pedido de prisão pendente.

O Itamaraty diz que ainda não recebeu do Ministério da Justiça pedido para trazer Fauzi de volta ao país. "A informação de que o Itamaraty teria entrado em contato com autoridades russas a esse respeito não procede. Lembramos que, em casos de pessoas foragidas no exterior, cabe ao Poder Judiciário a decisão de pedir a extradição."

Segundo a pasta, cabe o juiz que decretou a prisão de alguém apresentar os documentos que formalizam a solicitação para extraditar um foragido. "O Ministério não recebeu nenhum pedido nesse sentido."  ​

A inclusão de Fauzi entre os fugitivos no radar da Interpol foi confirmada pela assessoria de imprensa da Polícia Federal. Seu nome não consta na lista pública de procurados da organização internacional —o que, segundo a PF, só acontece em casos excepcionais.  

O empresário Eduardo Fauzi Richard Cerquise, 41, suspeito de ser um dos autores dos ataques ao Porta dos Fundos. - Divulgação/Polícia Civil

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas