Siga a folha

Descrição de chapéu Livros Coronavírus

Festa do Dia do Livro na Espanha tem nova data por causa do coronavírus

Celebração de Saint Jordi em que romances e flores são distribuídos é adiada para julho

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A tradicional celebração do dia de Sant Jordi na Catalunha, na Espanha, acontecerá de uma maneira diferente neste ano: a data, originalmente comemorada em 23 de abril, foi adiada para 23 de julho, e o Departamento de Cultura municipal está disponibilizando uma série de atividades online relacionadas ao tema. As mudanças ocorrem devido às medidas de isolamento social adotadas pelo país para diminuir a disseminação do novo coronavírus.

A festa, que ocorre anualmente, acontece tradicionalmente no dia de São Jorge, padroeiro dos catalães, e funciona como comemoração do Dia dos Namorados e ao Dia Mundial do Livro. É comum que as pessoas presenteiem umas às outras com flores e livros.

Pessoas na festa de Sant Jordi na Catalunha, na Espanha, no dia 23 de abril de 2019 - Josep Lago / AFP

A Câmara dos Livros da Catalunha informou a nova data prevista em um comunicado oficial, no dia 20 de abril, e enviou a diferentes administrações públicas uma lista de medidas estruturais para lidar com os riscos que a pandemia da Covid-19 oferece ao setor editorial local.

"Contudo, incentivamos todos a celebrarem o dia de Sant Jordi em casa no dia 23 de abril", informou em nota os organizadores da Câmara. Nesta quarta-feira (23), o Departamento de Cultura da Catalunha fez um tuíte divulgando um link com as atividades que podem ser realizadas online para celebrar a data.

"Estamos cientes de que medidas de isolamento social ainda terão que ser mantidas naquele dia (23 de julho) para proteger a saúde de todos, mas já concordamos em encontrar diferentes fórmulas ou cenários apropriados para a celebração", disse Patrici Tixis, presidente da Câmara dos Livros da Catalunha ao jornal El País.

Para promover a solidariedade em meio à pandemia do novo coronavírus, diversas inciativas têm sido criadas para celebrar a data. O projeto "Cap Sant Jordi Sense Rosa" permite a compra de flores virtuais para que as pessoas presenteiem umas às outras, e todo dinheiro arrecadado será doado ao hospital Clínic de Barcelona. Outro exemplo é o Grêmio de Floristas da Catalunha, que doou 3.000 rosas aos profissionais da saúde do hospital Bellvitge, na Catalunha, como forma de apoio ao setor de floricultura local e ao combate ao novo coronavírus.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas