Descrição de chapéu Livros

Sant Jordi espalha livros pelas ruas de Barcelona

Na festa catalã, que não é celebrada no Brasil, pessoas dão literatura de presente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apesar da garoa fina que caiu em Barcelona durante esta terça (23), vendedores de flores e livreiros se espalharam pelas ruas da cidade para comemorar o Sant Jordi.

Na festa anual, pouco lembrada e conhecida no Brasil, homens costumam presentear mulheres com rosas, enquanto elas dão livros a eles. Embora seja tido como uma espécie de Dia dos Namorados da Catalunha, o presente pode ser entregue a qualquer pessoa, não necessariamente para o companheiro ou cônjuge.

Além dos casais, é comum ver crianças dando flores às mães ou amigos trocando presentes —com o crescimento dos movimentos por igualdade de gênero, também é cada vez mais normal ver mulheres com livros e homens com rosas.

A comemoração celebra o dia de São Jorge, padroeiro dos catalães. Mas coincide também com o Dia Mundial do Livro.

A data foi estabelecida pela Unesco em 1995 e faz referência ao que geralmente é aceito como a data de morte de dois dos principais nomes da literatura: tanto Miguel de Cervantes quanto William Shakespere teriam morrido em 23 de abril de 1616.

Na verdade, não foi bem assim. Isso porque, em 1616, a Espanha já usava o calendário gregoriano, enquanto a Inglaterra ainda usava o juliano, de modo que estava atrasada em dez dias. De qualquer forma, a data foi a consolidada e recebe algumas celebrações ao redor do mundo —mas é na Catalunha que o livro costuma ter maior circulação na data.

No Brasil, a data é aproveitada por algumas editoras, que dão descontos em títulos do catálogo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.