Siga a folha

Descrição de chapéu Filmes

Sindicato dos diretores de Hollywood aceita acordo e evita entrar em greve

Novo contrato, de três anos, garante melhorias em salários, segurança, participação no streaming global e direitos criativos

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Sindicato dos Diretores da América, o DGA, na sigla em inglês, aceitou a proposta feita pelos grandes estúdios de cinema e televisão, após quase dois meses de negociações. Assim, evita que a categoria entre em greve.

Os cineastas Daniel Kwan e Daniel Scheinert durante protesto do sindicato dos roteiristas, em Los Angeles - Mario Anzuoni/Reuters

Integrantes do DGA votaram pela aprovação de um novo contrato, com duração de três anos e validade até junho de 2026. Ao todo, 87% dos membros votaram a favor do acordo.

"Nosso novo contrato garante melhorias em salários, participação no streaming global, segurança, diversidade e direitos criativos que impactam todas as categorias", disse a presidente do DGA, Lesli Linka Glatter, em comunicado.

O sindicato dos roteiristas permanece em greve há mais de um mês. Há expectativas de que o sindicato de atores tome uma decisão até o fim do mês, quando o contrato com os estúdios expira. Se um acordo não for alcançado, uma greve já foi autorizada.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas