Siga a folha

Descrição de chapéu Filmes

'Gran Turismo' vira filme com obsessão de Hollywood por adaptar videogames

Sucesso de 'Super Mario Bros' e 'Last of Us' no cinema e na TV põem as histórias baseadas em jogos na ordem do dia

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Los Angeles | AFP

Depois do enorme sucesso do filme "Super Mario Bros" e da série "The Last of Us", adaptações de videogames para cinema e televisão estão na ordem do dia em Hollywood.

Mas Neill Blomkamp ficou inicialmente confuso quando foi convidado pela Sony para dirigir um filme baseado no jogo de corrida "Gran Turismo".

O ator Jann Mardenborough no set do filme 'Gran Turismo' - Gordon Timpen

"Eu queria ler o roteiro inteiro para entender o que eles estavam falando, porque não fazia sentido", disse Blomkamp à agência de notícias AFP. "Obviamente é apenas um simulador de corrida."

Na verdade, os jogos "Gran Turismo" não têm personagens como encanadores italianos ou zumbis infectados por fungos que se prestariam a uma adaptação cinematográfica de Hollywood.

Como resultado, o roteiro do filme, escrito pelo roteirista de "King Richard" e "Creed III", adotou uma abordagem totalmente diferente.

É baseado principalmente em uma jogada de marketing de 2008, quando a Sony e a Nissan lançaram uma competição na qual os melhores jogadores de "Gran Turismo" podiam testar suas habilidades em circuitos reais.

A GT Academy tirou os jogadores de PlayStation de seus quartos e os colocou ao volante de um carro de corrida real. O campeão de cada ano pôde competir contra pilotos profissionais em circuitos de renome mundial, como Silverstone e Le Mans.

Um deles, Jann Mardenborough, um adolescente da classe trabalhadora no Reino Unido que foi um dos primeiros jogadores da GT Academy a competir em corridas reais, estrela o filme.

"Realmente me chamou a atenção pensar nele como uma biografia, mas também como um filme de videogame", disse Blomkamp, que dirigiu "Distrito 9" e "Elysium".

"E para o videogame ser um elemento dentro do mundo real, da mesma forma que o 'Gran Turismo' existe em nosso mundo."

As críticas foram mistas. O jornal britânico The Guardian chamou isso de ode ao merchandising. Outras, no entanto, elogiaram a surpreendente carga emocional do filme, especialmente o tratamento de um acidente fatal envolvendo Mardenborough.

Em 2015, no famoso circuito de Nurburgring, na Alemanha, o carro de Mardenborough capotou verticalmente no ar e bateu em uma cerca, matando um transeunte e ferindo vários outros.

Mardenborough foi inocentado pelo acidente, embora o filme sugira que os puristas das corridas que não gostavam de seu passado no videogame continuaram a fofocar.

O trágico incidente foi tratado com cuidado, especialmente considerando que o verdadeiro Mardenborough dublou seu próprio personagem no filme.

"Você não pode contar sua história sem levar isso em consideração. É uma parte fundamental de sua jornada", disse Blomkamp.

Mas o acidente foi um "assunto supersensível para Jann", reconheceu o diretor.

Embora o verdadeiro Mardenborough tenha feito acrobacias ao volante durante as filmagens, o acidente fatal foi recriado usando tecnologia digital, em parte porque o acidente foi incomum.

"Tentamos reproduzir perfeitamente o que o carro fez, a partir das imagens que encontramos", disse Blomkamp.

Não foi necessário o uso de dublês graças ao fato de os efeitos visuais gerados em computador terem sido usados na cena.

Outro obstáculo para o filme são as greves que paralisam Hollywood.

A greve de roteiristas e atores exigindo melhores condições de trabalho impede protagonistas como Orlando Bloom, David Harbour e Archie Madekwe de promover o filme durante os habituais tapetes vermelhos.

A Sony decidiu adiar o lançamento nos cinemas, marcado para esta sexta-feira, até 25 de agosto, e organizou algumas exibições com os fãs na esperança de ajudar a promover o boca a boca.

"As estrelas não podem promover o filme, mas o público pode", disse um porta-voz da Sony.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas