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'Gran Turismo 7' fica fora do ar e resgata críticas a jogos 'sempre online'

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São Paulo

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Desde o seu lançamento, em 3 de março, o jogo ultra realista de corrida "Gran Turismo 7" vem recebendo elogios da crítica especializada e liderando as listas de jogos mais vendidos na Europa. Tudo parecia ir bem para o título do estúdio japonês Polyphony Digital, até o último dia 17.

Naquela quinta-feira, devido a problemas em uma atualização, os servidores da Polyphony Digital caíram por mais de 24 horas. Como "Gran Turismo 7" foi desenvolvido no modelo "sempre online" (precisa de acesso constante à internet para funcionar), a maior parte do jogo ficou inacessível, incluindo alguns modos que, em teoria, não precisariam de conexão, resultando em uma avalanche de críticas e reclamações nas redes sociais.

Problemas como esse não são novos. Há pelo menos dez anos jogos que optam por um modelo "sempre online" acabam atraindo a ira dos consumidores que, por culpa dos desenvolvedores, ficam impossibilitados de usar os produtos que eles compraram.

Um caso emblemático aconteceu em 2013, no lançamento de "SimCity", reboot do clássico simulador de cidades da Maxis. O jogo da Eletronic Arts precisava de conexão constante com a internet, apesar de ser uma experiência essencialmente individual. Quando o título chegou às mãos dos consumidores, ansiosos após dez anos sem um lançamento da franquia, os servidores ficaram sobrecarregados, impedindo que o jogo fosse utilizado por dias.

Em sua defesa, a empresa afirmou que a conexão com a internet era necessária devido à utilização de computação em nuvem. No entanto, alguns testes, como um feito pelo site Kotaku, mostraram que o jogo era capaz de funcionar por um bom tempo sem internet. Um funcionário da Maxis revelou ao site Rock, Paper, Shotgun que um dos motivos para a implementação do modelo "sempre online" seria dificultar trapaças e pirataria.

Mecanismos antipirataria como esse --chamados de "always-on DRM"-- são usados largamente na indústria. Ainda assim, são muito criticados por mais atrapalharem os consumidores do que evitarem de fato a falsificação de softwares. Em geral, bastam apenas alguns dias para serem encontradas formas de driblar esses bloqueios.

Além disso, essa tática pode tornar alguns jogos inacessíveis no futuro. Basta que a desenvolvedora (por motivos econômicos, por exemplo) decida desativar os servidores de um determinado título, o que atrapalha muito iniciativas de preservação de jogos antigos.

No caso de "Gran Turismo 7", Kazunori Yamauchi, CEO da Polyphony Digital e produtor da série, afirmou em entrevista ao site Eurogamer que a escolha do modelo "sempre online" foi feita para impedir trapaças. Todos os arquivos de salvamento do jogo são armazenados nos servidores da Polyphony Digital, dessa forma, os desenvolvedores têm certeza de que esses arquivos não foram modificados para dar algum tipo de vantagem ao jogador.

Ainda assim, a tentativa foi em vão. Apesar de "Gran Turismo 7" ser um título exclusivo dos consoles PlayStation, jogadores descobriram uma forma de programar um computador para vencer corridas para eles, aproveitando o sistema Remote Play, que possibilita acessar o console por uma rede.

No YouTube já estão disponíveis vídeos tutoriais de como burlar o jogo e aumentar seu estoque de moedas virtuais --conquistadas nas corridas ou trocadas por dinheiro real em microtransações.


Play

dica de game, novo ou antigo, para você testar

Mario Kart 8 Deluxe

(Switch)

Tudo bem, a série "Mario Kart" não está no mesmo nível de realismo de "Gran Turismo", mas pelo menos é jogável sem uma conexão com a internet. Além disso, enquanto "Gran Turismo 7" estava fora do ar, o título da Nintendo ganhou uma expansão (paga) com 48 novas pistas que serão lançadas ao longo do ano. As primeiras oito já estão acessíveis.

Yoshi solta uma casca de banana sentado em um kart durante uma corrida no jogo "Mario Kart 8 Deluxe" para Switch
Imagem do jogo "Mario Kart 8 Deluxe" para Switch - Divulgação Nintendo

Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • A Rockstar anunciou o lançamento de um serviço de assinatura para as versões de PlayStation 5 e Xbox Series X/S de "Grand Theft Auto Online". Pagando R$ 31,90 mensais, os assinantes receberão todo mês GTA$ 500 mil e terão acesso a outros benefícios no jogo. O serviço, chamado de GTA+, começa a funcionar na terça (29).
  • O estúdio brasileiro Rogue Snail divulgou que seu jogo "Relic Hunters" entrará no catálogo da Netflix em abril. A plataforma de streaming anunciou ainda a adição de mais três jogos ao seu serviço de assinatura. "This Is A True Story" e "Shatter Remastered" chegam na terça (29), já "Into The Dead 2: Unleashed" não tem data definida para lançamento.
  • A Sony anunciou a compra do estúdio Haven Entertainment, criado em 2019 por Jade Raymond, ex-Ubisoft que esteve por trás da criação de franquias como "Assassin's Creed" e "Watch Dogs". O valor do negócio não foi revelado. O estúdio já trabalhava em um novo título para PlayStation 5 descrito como um jogo como serviço multiplayer de primeira linha.
  • A EA Sports retirou o argentino Diego Maradona, morto em 2020, do modo Ultimate Team, do Ultimate Draft e da Seleção do Mundo do Soccer Aid no jogo "Fifa 22". Segundo comunicado divulgado pela empresa, a medida foi tomada devido a uma "disputa jurídica de terceiros".
  • O estúdio americano Illfonic publicou um vídeo anunciando que está desenvolvendo um jogo multiplayer da franquia "Os Caça-Fantasmas". Em "Ghostbusters: Spirits Unleashed", quatro jogadores assumirão a função de caça-fantasma, enquanto um quinto será a própria assombração. O lançamento das versões para PC e consoles Xbox e PlayStation está previsto para o fim do ano.

Download

games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

29.mar

  • "Crusader Kings III": R$ 184,95 (Xbox X/S), R$ 249,50 (PS 5)

  • "WRC 10": preço não informado (Switch)

30.mar

  • "Death Stranding Director's Cut": preço não informado (PC)

31.mar

  • "Weird West": R$ 99,99 (PC), R$ 147,45 (Xbox One/X/S) R$ 214,90 (PS 4/5)

Promoções da semana

  • A loja virtual GOG.com começou no último dia 21 seu festival de games de primavera, com descontos de até 90%. Entre os destaques estão jogos recentes, como "The Witcher 3: Wild Hunt" por R$ 19,99 (80% de desconto), "Disco Elysium" por R$ 30,19 (-60%) e "Prey" por R$ 27 (-70%), e alguns clássicos, tais como "Metal Gear Solid" por R$ 37,29 (-25%) e "A Maldição da Ilha dos Macacos" por R$ 5,09 (-65%). As ofertas vão até a próxima segunda-feira (4)

  • A Epic Games Store também começou sua promoção de primavera, com descontos de até 75%. Entre as ofertas se destacam jogos como "Red Dead Redemption 2" por R$119,50 (50% de desconto), "Deathloop" por R$ 104,50 (-50%) e "Borderlands 3" por R$ 29,97 (-75%). As ofertas vão até o dia 7 de abril.


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