Siga a folha

Descrição de chapéu Obituário Denny Laine (1944 - 2023)

Morre Denny Laine, que fez parte da banda Wings, com Paul McCartney, aos 79

Cantor e guitarrista começou a carreira no grupo Moody Blues, que abriu shows dos Beatles, e está no Hall da Fama do Rock

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Denny Laine, cantor e guitarrista britânico conhecido pela sua participação na banda Wings, junto a Paul McCartney, morreu nesta terça-feira, 5, devido a uma doença pulmonar intersticial. A morte foi confirmada pela esposa do músico, Elizabeth Mele.

Denny Laine, músico britânico e ex-integrante da banda Wings, de Paul McCartney - Reprodução/Instagram

Laine nasceu em 1944, em Birmingham, e formou a sua primeira banda no final da adolescência, junto a Ray Thomas e Mike Pinder. Era a Moody Blues.

"Começamos como as bandas de Londres, como os Yardbirds, de Eric Clapton. Gostávamos de blues. O Moody Blues e o Spancer Davis Group foram os únicos grupos de blues que saíram de Birmingham e foram para Londres, se tornando parte daquela cena" disse o artista em uma entrevista para o jornal Austin Chronicle, em 2018.

O estrelato da banda veio com "Go On", de 1964, música descrita por Laine como "canção estilo gospel" na mesma entrevista. A banda passou, então, a abrir shows dos Beatles e de Chuck Berry.

Laine deixou o Moody Blues em 1966 e fundou a banda Electric String. Foi em 1971, quando Paul McCartney fundou o Wings, que surgiu o convite para se juntar ao grupo.

"Conhecíamos os Beatles porque os Moodys abriram sua turnê. Eu conhecia George Harrison muito bem, ele era um vizinho e me tornei amigo de Paul, que me viu tocando na abertura do show de Jimi Hendrix no Saville Theatre" relembrou Laine em uma entrevista de 2019, citada pela Variety.

"Ele [Paul] ficou impressionado ao me ver tentando fazer algo diferente no palco com a Electric String Band. Nos tornamos amigos e isso o inspirou a me ligar para fazer algo novo e diferente... e o Wings foi formado."

Banda Wings em show na década de 1970 - Reprodução

Com Paul, Linda McCartney, Henry McCullough, Jimmy McCulloch e Laurence Juber, Laine ficou no Wings até a dissolução da banda, em 1981. Ele participou de todos os discos do grupo, sete no total, incluindo "Band On The Run" —álbum mais vendido de Paul McCartney depois do fim dos Beatles.

Entre os singles que compôs ao lado do ex-Beatle está "Mull of Kintyre", que ficou em primeiro lugar nas paradas britânicas e vendeu mais de 2 milhões de cópias.

A banda ainda ganhou dois Grammys, um de melhor performance vocal pop por "Band on The Run" e melhor performance instrumental de rock por "Rockestra Theme", do álbum "Back to the Egg".

Em 2018, Laine entrou para o Hall da Fama do Rock como membro do Moody Blues e, em julho deste ano, se casou com Elizabeth Mele. O músico havia anunciado que estava trabalhando em um novo álbum.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas