Siga a folha

Descrição de chapéu Obituário James Kottak (1962 - 2024)

Morre James Kottak, baterista do Scorpions por duas décadas, aos 61

Músico foi demitido da banda por alcoolismo, e ele também foi um membro original do grupo alemão Kingdom Come

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O ex-baterista do Scorpions, James Kottak, morreu nesta terça-feira (9), aos 61 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas segundo sua filha, Tobi, ele morreu em sua cidade natal, Louisville, no Kentucky.

Kottak foi membro do Scorpions de 1996 a 2016, participando das gravações de todos os álbuns do período, desde "Eye II Eye", de 1999, até "Return to Forever", de 2015. Depois de 20 anos na banda, ele foi demitido por alcoolismo e substituído por Mikkey Dee, ex-Motörhead, que continua como membro do Scorpions.

James Kottak, ex-baterista do Scorpions, em apresentação da banda no Líbano - Joseph Eid - 26.jul.2013/AFP

Antes de ingressar no Scorpions, Kottak foi um membro original da banda alemã Kingdom Come, na década de 1980, grupo para o qual retornou após sua saída do Scorpions. Ele era um membro ativo da banda até sua morte.

Além disso, Kottak teve passagens por bandas como Warrant, Montrose, Bob Brickley Band, Nut House, Mister Charlie, Buster Brown, Wild Horses, The McAuley Schenker Group e Ashba.

Kottak falou sobre sua batalha contra o álcool em uma entrevista no início deste ano, ao site Tulsa Music Stream. "Tive algumas crises com a bebida ao longo dos anos. Mas o que as pessoas não conhecem é todos os anos que estive sóbrio. 2008 a 2011. E um ano aqui e outro ali", disse.

"E quando nossos filhos [com a ex-mulher Athena Lee, irmã do baterista do Mötley Crüe, Tommy Lee] estavam no forno, eu passava muito tempo sem beber. E então tive meus momentos em que bebi. E isso não significa que estava caindo bêbado, andando com uma garrafa pela casa", acrescentou.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas